Dona da Alipay prepara entrada nas bolsas de Xangai e Hong Kong. Pode ser o maior IPO de sempre

Ant Group quer cotar as ações em simultâneo na Bolsa de Hong Kong e na Bolsa de Tecnologia de Xangai. Grupo liderado por Jack Ma poderá ganhar o título de maior oferta pública inicial (IPO) de sempre.

A Ant Group — maior empresa de pagamentos digitais na China e dona da aplicação Alipay — anunciou que pretende entrar em simultâneo nas bolsas de Hong Kong e Xangai. O objetivo será financiar-se em cerca de 30 mil milhões de dólares (equivalente a 25,4 mil milhões de euros), o que colocaria a operação no topo das maiores ofertas públicas iniciais de sempre (IPO, na sigla em inglês), ultrapassando a Saudi Aramco no ano passado.

A empresa chinesa de pagamentos, que revelou pela primeira vez pormenores do negócio, explicou que vai vender uma participação equivalente a 15% do capital, dividido entre 5% em Hong Kong e 10% em Xangai, avança a Financial Times (acesso pago).

O preço a que cada ação será vendida no IPO ainda não é conhecido, mas o jornal britânico escreve que o objetivo será conseguir uma valorização entre 200 mil milhões de dólares (169 mil milhões de euros) e 300 mil milhões de dólares (254 mil milhões de euros).

A dupla oferta pública ajudará o Ant Group a “acelerar seu objetivo em digitalizar a indústria de serviços na China”, declarou o grupo que detêm a aplicação Alipay e que conta com 711 milhões de utilizadores ativos mensalmente. No ano passado, o grupo lucrou 18 mil milhões de renminbi (2,2 mil milhões de euros) com 43% das receitas vindas do negócio dos pagamentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Alipay prepara entrada nas bolsas de Xangai e Hong Kong. Pode ser o maior IPO de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião