Fortunas na tecnologia estão cada vez maiores. Veja os milhões dos mais ricos

O grupo das fortunas de 12 dígitos (100.000.000.000 dólares, ou 100 mil milhões) cresceu durante a pandemia, com o fundador do Facebook. Já a riqueza de Jeff Bezos (Amazon) superou os 200 mil milhões.

As fortunas das figuras por detrás das gigantes tecnológicas continuam a aumentar e dominam as listas dos mais ricos. Se olharmos para o grupo restrito das pessoas com riquezas avaliadas em mais de 100 mil milhões de dólares, três quartos são ligados à tecnologia. São eles Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Bill Gates, que, juntos, têm uma fortuna de cerca de 430 mil milhões de dólares.

A contribuir para esta tendência está o desempenho das tecnológicas cotadas em bolsa, que são vistas como um ativo valioso na época da pandemia, já que não foi um setor tão afetado pelas restrições impostas, bem pelo contrário. Foi o que impulsionou o fundador e CEO da Amazon, que se tornou a primeira pessoa do mundo com uma fortuna superior a 200 mil milhões de dólares, segundo a Forbes (acesso livre, conteúdo em inglês).

Jeff Bezos junto de um dos foguetões da Blue Origin.Blue Origin

Segue-se o fundador da Microsoft, Bill Gates, que mesmo depois de se ter retirado da administração da empresa que fundou para dedicar mais tempo às suas “prioridades filantrópicas”, é o segundo mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em cerca de 116 mil milhões de dólares. Gates foi o primeiro a ultrapassar os 100 mil milhões, “fundando” o grupo com uma fortuna de 12 dígitos.

Grupo esse a que se juntou Mark Zuckerberg no início deste mês, altura em que as ações do Facebook dispararam, após o lançamento da nova plataforma de vídeos integrada no Instagram, Reels, que concorre com a app chinesa TikTok. A fortuna do fundador da rede social é de 109,1 mil milhões de dólares.

Mark Zuckerberg, fundador do FacebookWikimedia Commons

Este grupo restrito tem apenas mais um membro, o líder do grupo LVMH, que detém marcas de luxo como a Louis Vuitton, Christian Dior e Moët et Chandon. Apesar de ter registado uma quebra no património no auge da pandemia de coronavírus, Bernard Arnault recuperou o lugar no grupo em maio, apresentando uma riqueza atualmente cerca de 115 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortunas na tecnologia estão cada vez maiores. Veja os milhões dos mais ricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião