DGS responde a Marcelo. Diz que não vai revelar parecer sobre o Avante

DGS não divulgará o conteúdo do parecer sobre a Festa do Avante, "à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento".

Marcelo Rebelo de Sousa criticou a Direção-Geral de Saúde (DGS) por, a cinco dias da realização da Festa do Avante não ter ainda divulgado o parecer com as regras sanitárias para o evento. A DGS respondeu ao Presidente da República, mas não revela as medidas pedidas ao PCP. Diz que cabe aos comunistas fazê-lo.

Depois de Marcelo ter criticado o facto de “a cinco dias da realização do evento, não se conhecerem as regras sanitárias”, acrescentando que “isto não é bom para o organizador também, que não conhece as regras, e não é bom para a credibilidade” do país, a DGS emitiu uma nota a explicar que o parecer já foi entregue.

“A organização da Festa do Avante solicitou à DGS um parecer técnico para a realização da habitual Festa do Avante, cuja versão final foi hoje entregue à organização, tal como estava previamente previsto”, disse a entidade liderada por Graça Freitas, salientando que para este parecer “foram realizadas várias reuniões para adequar a organização do evento às medidas de Saúde Pública inerentes ao contexto da pandemia”.

"A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender.”

DGS

Salientando a “multivariedade da componente social do evento”, e reforçando que o “parecer final foi hoje entregue à Organização da Festa do Avante”, a DGS rejeita o pedido de “clareza” do Presidente.

“A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender”, remata.

Recorde-se que DGS enviou o primeiro parecer técnico sobre as regras de higiene e segurança a aplicar durante o evento ao PCP. O partido não tornou público esse primeiro documento por ser específico para um evento, neste caso a 44.ª edição da Festa do Avante, que se realiza de 4 a 6 de setembro.

(Notícia atualizada às 21h41 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS responde a Marcelo. Diz que não vai revelar parecer sobre o Avante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião