App Covid? Portugueses descarregam aplicações de Espanha, Suíça e até árabes

Em poucos dias, a Stayaway Covid conta já com milhares de utilizadores. Há, contudo, apps semelhantes, mas de outros países, que também estão a subir no top dos downloads em Portugal.

Apesar de só agora ter sido lançada oficialmente, a Stayaway Covid está a ser bem acolhida junto dos portugueses, que já fizeram mais de uma centena de milhar de downloads da app portuguesa de rastreio a eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus. Está no top das mais descarregadas nas lojas da Apple e Google, mas não está sozinha. apps de outros países que estão a entrar nos smartphones dos portugueses.

Em poucos dias, mais de 120 mil pessoas já descarregaram a app portuguesa, sendo expectável que o número de downloads continue a aumentar, até pela publicidade que tem obtido. Tanto António Costa, como as autoridades de saúde têm-se desdobrado em apelos para que cada vez mais portugueses o façam.

Se até agora, a maioria destes downloads foi registado em Android, nas 24 horas que antecederam ao lançamento da aplicação metade dos downloads foram efetuados para os iPhones. Ainda assim, esta busca “incessante” por aplicações de rastreio à Covid-19 não se cinge apenas à Stayaway Covid, levando muitos portugueses a descarregarem apps de outros países.

Através da análise da lista de aplicações mais procuradas na categoria de “medicina” na App Store (a loja virtual da Apple), é possível constatar que a app portuguesa está em primeiro lugar. Contudo, no top das aplicações gratuitas mais descarregadas surgem também aplicações oficiais com a mesma função, mas de outros países. É o caso da SwissCovid, originária da Suíça, que ocupa a oitava posição, da espanhola Radar Covid (em 15º lugar) ou da ALHOSN dos Emirados Árabes Unidos (na 38.ª posição).

Top das aplicações gratuitas mais descarregadas na categoria “Medicina” na App Store.D.R.

A situação é idêntica na Google Play Store (a loja virtual para os smartphones Android). Neste caso, a categoria é “health and fitness” (saúde e exercício, em português). A aplicação Stayaway Covid está no top dos descarregamentos para Android, seguida de opções internacionais como a aplicação suíça.

Com esta aplicação e através do Bluetooth, a tecnologia usada no rastreio dos contactos, os utilizadores são avisados por meio de uma notificação caso tenham estado perto de uma pessoas que informou a aplicação de que está infetada com Covid-19.

Contudo, nem todos vão conseguir descarregar a app, devido a incompatibilidade do sistema. No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, ou versões superiores, enquanto para os iPhones é preciso o iOS 13.5 ou posterior.

(Notícia corrigida às 10h50. Por lapso, foi incluído na versão inicial do artigo um top incorreto de aplicações para Android)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App Covid? Portugueses descarregam aplicações de Espanha, Suíça e até árabes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião