5 coisas que vão marcar o dia

O grupo EDP e a Ibersol vão apresentar contas esta quinta-feira. Serão conhecidos dados sobre a evolução orçamental da Segurança Social e sobre comércio a retalho.

Esta quinta-feira, ainda há cotadas do índice de referência nacional a apresentar contas. São elas o grupo EDP, que adiou por cerca de um mês esta divulgação devido ao aumento de capital, bem como o grupo Ibersol. Além disso, serão também conhecidos alguns dados a nível nacional, como é o caso da evolução orçamental da Segurança Social, e internacionais, com o gabinete de estatísticas da União Europeia a publicar dados sobre o comércio a retalho.

Grupo EDP apresenta resultados

Depois de ter adiado em cerca de um mês a apresentação de contas, tanto a casa-mãe EDP como a eólica EDP Renováveis vão revelar esta quinta-feira os resultados do segundo trimestre do ano. O lucro da EDP disparou 45% para 146 milhões de euros no primeiro trimestre. Ainda assim, a elétrica já admitiu que o período de confinamento poderá ter um impacto nas contas, sendo que os efeitos da pandemia se vão sentir com mais força entre abril e junho deste ano.

Ibersol apresenta contas

O grupo de restauração Ibersol, que detém marcas como o Burger King, KFC, Pans&Company e Pizza Hut em Portugal, vai apresentar os resultados do primeiro semestre do ano, após o fecho das bolsas europeias. O grupo — que no final de março foi obrigado a fechar 75% dos restaurantes devido à pandemia — aponta para que a crise da pandemia de Covid-19 provoque perdas de cerca de 30% no volume de negócios, na totalidade do ano.

Evolução orçamental da Segurança Social e da CGA

Ainda em Portugal, o Conselho das Finanças Públicas vai divulgar o relatório sobre a evolução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, relativo ao primeiro semestre deste ano. Em 2019, a Segurança Social encaixou 1.423 milhões de euros em 2019 com as fontes de financiamento alternativas que foram sendo criadas, mais 20% do que em 2018.

Comércio a retalho na UE continua a recuperar

Em termos de dados económicos, o Eurostat publica dados relativos ao comércio a retalho na União Europeia, referentes a julho de 2020. O comércio de retalho na Zona Euro e na União Europeia melhorou em junho face a maio, retornando a níveis registados em fevereiro, antes das medidas de confinamento impostas devido à pandemia de Covid-19.

Arranca IFA em Berlim, sem público

Arranca também esta quinta-feira a IFA, uma das principais feiras internacionais de tecnologia do mundo, em Berlim. Dedicada à eletrónica de consumo, esta feira já sofreu várias alterações este ano devido à pandemia e será a primeira do setor a receber pessoas presencialmente, tendo também uma componente virtual. Apesar de não ter público, pessoas da indústria e jornalistas poderão marcar presença, sendo que a entrada estará limitada a mil pessoas por dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião