EDP sobe mais de 1% antes dos resultados. PSI-20 avança

Bolsa de Lisboa acompanhou os ganhos na Europa, mas ficou entre as praças que menos valorizaram na sessão. O sentimento em Wall Street e as perspetivas de recuperação da economia estão a animar.

A sessão foi positiva para as principais praças europeias, incluindo Lisboa. O PSI-20 fechou com um ganho de 0,52% para 4.329,33 pontos, com a ajuda das cotadas do setor do papel e da família EDP. Em sentido contrário, o BCP liderou as perdas na bolsa de Lisboa.

No papel, a Navigator subiu 3,77%, a Semapa 2,19% e a Altri 1,74%. Ganhos superiores só mesmo da Corticeira Amorim, que avançou 4% para 10,44 euros. Enquanto empresas mais expostas a mercados internacionais estão a beneficiar da recuperação do dólar.

Já na energia, a EDP valorizou 1,44% para 4,359 euros e a EDP Renováveis subiu 1,12% para 14,42 euros. As duas cotadas preparam-se para apresentar resultados esta quinta-feira depois de ter adiado a apresentação enquanto esteve a decorrer o aumento de capital de mil milhões de euros. Assim, será só agora possível avaliar o impacto da pandemia entre abril e junho nas contas do grupo.

Em sentido contrário, o BCP resvalou 2,37% para 0,0947 euros por ação, o valor mais baixo desde final de maio. O banco liderado por Miguel Maya está ainda a reagir à revisão em baixa da recomendação (para manter em vez de comprar) e do preço-alvo (para 0,11 euros, de 0,12 euros) pela Jefferies.

Além deste também outros “pesos pesados” do índice fecharam no “vermelho”. Foi o caso da Galp Energia, que perdeu 1,03%, bem como da Jerónimo Martins e da Nos, que deslizaram 0,18% cada uma. Estas perdas não foram, no entanto, suficientes para impedir o PSI-20 de fechar no verde e acompanhar o sentimento positivo que se vive na Europa.

Os investidores estão a revelar renovado apetite por risco à medida que vários dados económicos começam a sinalizar recuperação da economia. O índice europeu Stoxx 600 ganhou 1,6%, com os setores de químicos, saúde ou alimentação a subir mais de 2%. O índice de ações globais MSCI World tocou esta quarta-feira um máximo histórico intradiário, tal como o Nasdaq e o S&P 500 em Wall Street.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sobe mais de 1% antes dos resultados. PSI-20 avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião