Bolsa de Lisboa no vermelho com perdas da energia e Jerónimo Martins

A bolsa de Lisboa encerrou no vermelho alinhada com as pares europeias num dia marcado pela primeira reunião de governadores do Banco Central Europeu (BCE) após as férias.

A bolsa de Lisboa encerrou no vermelho alinhada com as pares europeias num dia marcado pela primeira reunião de governadores do Banco Central Europeu (BCE) após as férias. O PSI-20 foi pressionado pelas desvalorizações dos títulos do setor da energia, com a Corticeira a corrigir e a perder quase 6%.

O PSI-20 recuou 0,64%, para os 4.326,02 pontos, com 11 títulos em terreno negativo. Na Europa, a tendência também foi de perdas generalizadas, com o Stoxx 600 — índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente, a descer 0,5%.

As praças europeias acabaram por inverter de rumo após um arranque de sessão com tendência de ganhos enquanto aguardavam o resultado da reunião mensal do BCE. Desse encontro presidido por Christine Lagarde não saiu qualquer alteração à política de estímulos à Zona Euro e foram melhoradas as estimativas para economia europeia este ano, prevendo uma recessão de 8%. Lagarde admitiu ainda mudar a meta para a inflação e disse estar de olho na evolução do euro.

Corticeira cai quase 6%

Por cá, a Corticeira Amorim acabou por ser o título mais penalizado do PSI-20. As suas ações desvalorizaram 5,56%, para os 102,0 euros, a corrigir do disparo de 8,54% na sessão anterior.

Mas foram sobretudo os títulos do setor da energia que mais pesaram no rumo da praça bolsista lisboeta. As ações da EDP perderam 0,49%, para os 4,292 euros, enquanto as da Galp Energia aliviaram 0,29%, para os 9,032 euros.

Já a Jerónimo Martins viu as suas ações descerem 0,77%, para os 14,2 euros, no dia em que o Governo anunciou horários de funcionamento mais curtos para o comércio a partir de 15 de setembro devido à pandemia.

Em terreno negativo, destaque ainda para o recuo de 0,32%, para os 9,43 cêntimos, do BCP, enquanto a Nos caiu 1,26%, para os 3,448 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa no vermelho com perdas da energia e Jerónimo Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião