Galp acelera 1% e dita ganhos na bolsa de Lisboa

Praça lisboeta recupera após dois dias de perdas alinhada com as pares europeias, com o PSI-20 a ser suportado sobretudo pelo avanço das ações da Galp.

A bolsa nacional começa a semana com o pé direito alinhada com as pares europeias, com os investidores confiantes face aos progressos rumo ao encontro de uma vacina contra o coronavírus e animados por negócios de fusões. Em Lisboa, os ganhos do PSI-20 que recupera após dois dias de perdas, são suportados pelos ganhos de mais de 1% da Galp Energia.

O PSI-20 valoriza 0,47%, para os 4.331,68 pontos, com a quase totalidade dos 18 títulos que o compõem em terreno positivo. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que reúne as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — acelera 0,6%.

O sentimento positivo nos mercados acontece depois de no sábado, a AstraZeneca ter anunciado a retoma dos testes clínicos para a sua vacina contra o novo coronavírus desenvolvida em parceira com a Universidade de Oxfod, e do CEO da Pfizer ter revelado entretanto que os americanos deverão ter uma vacina contra o coronavírus disponível ainda no final deste ano.

No caso da praça bolsista lisboeta, o sentimento geral também é positivo, com a Galp Energia a ser a cotada que mais fôlego dá ao PSI-20. As ações da petrolífera ganham 1,07%, para os 9,044 euros, num dia em que as cotações do “ouro negro” também valorizam nos mercados internacionais.

Entre as subidas destaque ainda para o resto do setor da energia, com a EDP a ver as suas ações somarem 0,7%, para os 4,31 euros, e as da sua participada EDP Renováveis a subirem 0,57%, para os 14,18 euros.

Já as ações do BCP avançam 0,43%, para os 9,24 cêntimos, dando um fôlego adicional ao índice bolsista lisboeta.

(Notícia atualizada às 08h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp acelera 1% e dita ganhos na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião