Consolidação na banca espanhola continua. Sabadell estuda fusão com Abanca ou BBVA

  • ECO
  • 14 Setembro 2020

Após o anúncio do negócio entre CaixaBank e Bankia, há mais uma fusão na mira do setor bancário espanhol. O Sabadell, instituição sediada em Alicante, estará a estudar fundir-se com o Abanca.

Depois do anúncio da fusão do banco catalão CaixaBank (dono do BPI) e o Bankia na semana passada, há mais uma fusão na mira do setor bancário espanhol. O banco Sabadell estará a estudar fundir-se com o Abanca ou o BBVA, avança o jornal ABC (acesso pago, conteúdo em espanhol).

O banco sediado em Alicante estará a explorar opções estratégicas. O Sabadell tem estado a trabalhar com a assessoria do Goldman Sachs, nos últimos meses, sendo que há várias opções em cima da mesa, incluindo fusões, aquisições ou vendas de ativos, revela o mesmo jornal espanhol.

O banco espanhol estará à procura de novos parceiros, sendo que, nos últimos dias, também o BBVA surgiu como eventual parceiro do Sabadell, conforme noticiou o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol). Agora o Abanca, que desistiu de comprar o Eurobic, também estará na mira para uma eventual fusão.

No início de setembro, o governador do Banco de Espanha defendeu que há margem para mais consolidações no setor bancário espanhol, sem correr o risco de se incorrer numa situação de oligopólio. “O nível de concorrência é elevado porque surgiram concorrentes, alguns de fora do perímetro bancário“, disse, Pablo o Hernández de Cós, citado pelo Expansión.

Também o Banco Central Europeu (BCE) já tinha sugerido que uma das formas do sistema financeiro preparar-se para a crise decorrente da Covid-19 passava por fusões. A eventual junção das atividades poderá ajudar as instituições financeiras a reduzirem custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consolidação na banca espanhola continua. Sabadell estuda fusão com Abanca ou BBVA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião