PIB mundial atingirá níveis pré-Covid em meados de 2021

  • ECO
  • 21 Setembro 2020

A economia mundial pode retomar os níveis pré-pandemia em meados do ano que vem, indicam as estimativas do Deutsche Bank. Para este ano, o banco prevê uma contração da economia mundial de 3,9%.

O Produto Interno Bruto (PIB) mundial vai retomar os níveis pré-pandemia em meados de 2021, após uma recuperação mais forte do que a esperada nos últimos meses, estima o Deutsche Bank. Contudo, a instituição financeira alemã alerta que os níveis de dívida aumentaram e uma mudança política pode aumentar os riscos de crise financeira.

“A recuperação económica global provocada pelo mergulho da Covid-19 avançou mais rapidamente do que o que estimávamos”, disse Peter Hooper, responsável pelo research económico do Deutsche Bank, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Nesse sentido, o banco alemão estima que “o nível do PIB mundial esteja a cerca de metade do caminho atingido nos níveis pré-Covid” , antecipando que retome a estes níveis “em meados do próximo ano”, ou seja, alguns trimestre antes da previsão anterior.

Para este ano, o banco prevê uma contração da economia mundial de 3,9%, menor do que os 5,9% previstos em maio. Para 2021, estima que o PIB cresça 5,6%, contra os 5,3% previstos anteriormente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB mundial atingirá níveis pré-Covid em meados de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião