Nas notícias lá fora: Nikola, Ant e TikTok

O fundador da Nikola vai deixar a empresa. O grupo Ant aponta mais alto no IPO. TikTok a caminho da bolsa. Conheça estes e outros temas que marcam a atualidade internacional.

A economia mundial pode retomar os níveis pré-pandemia em meados do ano que vem, indicam as estimativas do Deutsche Bank. Nas empresas, o destaque é a Nikola: o fundador está de saída, depois das acusações de fraude que recaem sobre a fabricante de automóveis elétricos.

Reuters

PIB mundial atingirá níveis pré-Covid em meados de 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) mundial vai retomar os níveis pré-pandemia em meados de 2021, após uma recuperação mais forte do que a esperada nos últimos meses, estima o Deutshe Bank. Contudo, a instituição financeira alemã alerta que os níveis de dívida aumentaram e uma mudança política pode acarretar o risco de uma crise financeira. Para este ano, o banco prevê uma contração da economia mundial de 3,9%, menor do que os 5,9% previstos em maio. Para 2021, estima que o PIB cresça 5,6%. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Fundador da Nikola deixa empresa após acusações de fraude

Trevor Milton, fundador e chairman executivo da Nikola, demitiu-se da fabricante automóvel depois de acusações de fraude lançadas por um fundo. Será substituído por Stephen Girsky, ex-vice-chairman da General Motors e administrador da Nikola. No início do mês, a Hindenburg Research, que tem uma posição curta sobre a fabricante, divulgou um relatório que alega que a tecnologia proprietária da Nikola foi, na verdade, adquirida a outra empresa, levantando também questões sobre o passado de Milton. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Grupo Ant sobe a fasquia e quer 35 mil milhões no IPO

O grupo Ant, gigante chinês dos pagamentos digitais, espera angariar pelo menos 35 mil milhões na oferta pública inicial (IPO), que poderá ser uma das maiores de sempre. Anteriormente, a fintech estava a apontar para os 30 mil milhões. Mas as perspetivas com a operação subiram ainda mais, depois de a empresa controlada pelo magnata Jack Ma ter medido o apetite dos investidores. A oferta implica uma avaliação de 250 mil milhões de dólares, acima dos 225 mil milhões calculados inicialmente. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

TikTok Global vai lançar oferta pública de ações

A TikTok Global, a empresa que resulta do acordo com as multinacionais norte-americanas Oracle e Walmart para poder continuar a operar nos EUA, vai lançar uma oferta pública de ações. A tecnológica chinesa ByteDance, proprietária da rede social, confirmou que a operação vai mesmo avançar e anunciou também uma contribuição de cinco mil milhões de dólares para um fundo de educação no país. Mas ainda subsistem dúvidas quanto à estrutura do negócio, sobretudo a posição que será detida por entidades norte-americanas antes do IPO. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Subscrições tipo “Netflix” chegam à aviação

E se, em vez de comprar bilhetes, pudesse viajar com uma subscrição? O modelo de negócio “Netflix” está a chegar ao setor da aviação civil. A tecnológica Caravelo encontra-se a negociar com várias companhias aéreas de Espanha, Reino Unido e de outros países, com vista a oferecer um modelo de subscrição deste tipo na Europa. Há já pelo menos uma empresa de aviação espanhola a bordo. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Nikola, Ant e TikTok

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião