Powell avisa que PME norte-americanas podem precisar de “apoio orçamental direto”

O presidente da Fed tende a acreditar que as pequenas e médias empresas (PME) norte-americanas precisarão de "apoio orçamental direto", ao invés de empréstimos do banco central.

O presidente da Fed prepara-se para avisar o Congresso dos EUA de que as pequenas e médias empresas (PME) norte-americanas, fortemente penalizadas pela crise do novo coronavírus, poderão vir a precisar de “apoio orçamental direto”, em detrimento de empréstimos do banco central.

A declaração, citada pelo Financial Times (acesso pago), faz parte do discurso escrito de Jerome Powell, conhecido em antecipação no dia em que o responsável será ouvido no comité dos serviços financeiros na Câmara dos Representantes.

Por outras palavras, Powell deverá alertar os responsáveis políticos para a eventualidade de terem de injetar dinheiro diretamente nas empresas, ao invés da atual aposta em estímulos indiretos à economia por via orçamental e da política monetária que já tem sido seguida pelo organismo que lidera.

É ainda esperado que o líder da Fed responda às críticas de que os estímulos monetários não ajudaram devidamente a “Main Street”, termo que é usado na América para representar a sociedade e as famílias comuns, em comparação com a alta finança e os multimilionários de Wall Street, Nova Iorque.

Powell deverá ainda dizer que “uma recuperação completa” só deverá verificar-se quando as pessoas ganharem a “confiança de que é seguro voltarem a envolver-se num conjunto alargado de atividades”. Declarações que devem ser vistas à luz do aumento do número de casos de Covid-19 que está a ser reportado, numa altura em que o mundo se aproxima do primeiro milhão de mortes provocadas pela doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell avisa que PME norte-americanas podem precisar de “apoio orçamental direto”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião