Há 802 novos casos de Covid-19. Morreram mais três pessoas

  • ECO
  • 23 Setembro 2020

O número de pessoas infetadas com coronavírus continua a aumentar e, nas últimas 24 horas, registaram-se 802 novos casos. A maioria continua a concentrar-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Foram encontrados 802 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 70.465 o número total de pessoas infetadas com a doença. A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar o maior número de novas infeções, com 55% do total. Morreram mais três pessoas desde esta terça-feira.

Do número total de infetados, a esmagadora maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 571 estão internados em unidades hospitalares, dos quais 77 nos cuidados intensivos. Há mais de 40 mil pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que foi detetado em Portugal, no início de março, o coronavírus já provocou a morte a 1.928 pessoas, três das quais nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade está atualmente nos 2,7%, aumentando para os 14% no caso das pessoas com mais de 70 anos, adiantou a ministra da Saúde, na conferência de imprensa desta quarta-feira. O número de recuperados está atualmente nos 46.290.

Tal como se tem observado nos últimos tempos, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria das novas infeções. Dos 802 novos casos registados nas últimas 24 horas, 437 foram nesta região: 54,49% do total do país.

Lisboa é a região com mais casos registados até ao momento (36.078 casos de infeção e 737 mortes), à frente do Norte (25.339 casos e 877 mortes), do Centro (5.760 casos e 257 mortes), do Algarve (1.450 casos e 19 mortes) e do Alentejo (1.371 casos e 23 mortes). Nas ilhas, os Açores registam 257 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 210 pessoas infetadas.

“Número de novos casos médios nos últimos dias é elevado”

De acordo com a ministra da Saúde, a taxa de incidência de infeção no país — referência usada para comparação com outros países — é de 47 novos casos por cada 100.000 habitantes nos últimos sete dias, aumentando para 86,8 novos casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. “O número de novos casos médios nos últimos dias é elevado. Foi de 725”, disse Marta Temido.

A ministra falou ainda na capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente no que diz respeito aos profissionais contratados. Desde o final de 2015 e início de 2016, “o reforço nos recursos humanos do SNS foi significativo”, afirmou Marta Temido, referindo que entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019 foram contratados 15.425 profissionais para o SNS, dos quais 3.510 médicos e 6.689 enfermeiros.

Governo decide sobre testes rápidos da Cruz Vermelha “até ao final da semana”

Questionada sobre os testes rápidos da Cruz Vermelha, Marta Temido afirmou que o Governo tem estado a trabalhar nisso. “O que está a surgir no mercado em termos de alternativas é muito dinâmico. A questão da disponibilidade de termos os melhores testes em cada momento, com garantia da sua segurança e fiabilidade, e da sua capacidade de detetarem cada caso com certeza, são para nós fundamentais”, disse.

A ministra explicou, contudo, que “a utilização destes testes ainda não está recomendada” pelo Governo e que há uma equipa de peritos a trabalhar nisso. “Até ao final da semana teremos uma decisão das circunstâncias em que estes testes podem ser utilizados”, garantiu a governante. E justificou: “A maioria dos países europeus ainda não os utiliza como testes diagnóstico, embora outros usam em determinados contextos, como a Bélgica e a Finlândia. Estamos a fazer a nossa avaliação. O que nos interessa é ter testes que garantam a fiabilidade dos resultados”.

(Notícia atualizada às 14h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 802 novos casos de Covid-19. Morreram mais três pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião