5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 16 Janeiro 2017

Se quiser participar no aumento de capital do BCP, tem até às 16h30 da sessão desta segunda-feira para comprar títulos do banco que conferem acesso às novas ações. Wall Street estará encerrado.

As ações do BCP deixam de negociar sem direitos a partir do fim da sessão desta segunda-feira e, por isso, tem hoje a última oportunidade se quiser participar no aumento de capital do banco. No plano internacional, a OCDE publica as taxas de desemprego no seio dos países da organização e o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresenta as suas perspetivas para a economia mundial. Último ponto de atenção: os mercados norte-americanos encontram-se encerrados devido ao Dia de Martin Luther King Jr.

BCP (quase) sem direitos

Se quer participar no aumento de capital do BCP, tem até ao final da sessão desta segunda-feira para o fazer. Os títulos do banco deixam de negociar sem os direitos já na sessão desta terça-feira. Por cada ação detida, os acionistas recebem um direito à subscrição de 15 novas ações ao preço de 9,4 cêntimos cada.

FMI apresenta perspetivas económicas

O Fundo Monetário Internacional publica esta segunda-feira a atualização do World Economic Outlook, que traz as previsões económicas para as maiores economias do mundo, e para os maiores agregados regionais. Os dados são fundamentais para saber com que conjuntura externa Portugal pode contar.

Desemprego na OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica estatísticas sobre o mercado laboral. Será uma oportunidade para comparar as taxas de desemprego entre as principais economias mundiais, incluindo Portugal. Em novembro, Portugal registava uma taxa de desemprego de 10,5%, a sexta mais alta da região da moeda única.

Comércio na Zona Euro

O Eurostat divulga esta segunda-feira os dados relativos ao comércio na Zona Euro, apresentando dados relativos a novembro. Este é um dos indicadores que vai permitir avaliar a saúde da economia no bloco da moeda única, numa altura em que se têm verificado sinais de melhoria na atividade económica da região.

E o futuro do petróleo?

O influente ministro do Petróleo saudita, Khalid Al Falih, é um dos oradores da Cimeira Mundial do Futuro da Energia, que arranca esta segunda-feira em Abu Dhabi. O encontro conta com a participação do ministro da energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei. Um dos temas em discussão será o acordo recentemente alcançado no seio da OPEP, que tem deixado os preços do petróleo numa constante montanha russa. Qual o futuro do ouro negro?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião