Acionistas da EDP investem no Brasil

  • Ana Luísa Alves
  • 13 Janeiro 2017

O maior acionista da EDP, o grupo Three Gorges, está na corrida para a compra da empresa brasileira Santo Antônio Energia. Na corrida está também a chinesa State Power Investment.

O maior acionista da EDP, o grupo chinês Three Gorges, e a State Power Investment Corp, são mais duas empresas a ponderar os ofertas finais para comprar a empresa Santo Antônio Energia, de acordo com fonte próxima do processo.

As duas empresas estatais chinesas estão a ponderar submeter ofertas até ao final de janeiro pela maioria do capital que vai ser vendido da Santo Antônio Energia, referiu à Bloomberg fonte próxima do processo. Empresas como a Brookfield Asset Manegement e a State Grid of China, que participaram na corrida à compra da empresa, desistiram do processo, asseguraram as mesmas fontes.

O negócio pode chegar aos dez mil milhões de reais (2,9 mil milhões de euros), dependendo do montante exato pelo qual for vendida a empresa. Ainda não há decisões finais sobre a venda e não é certo que este processo termine mesmo com a venda da empresa, citou a Bloomberg.

As empresas chinesas estão a acelerar a compra de empresas na maior economia da América Latina, no momento em que as empresas brasileiras estão a vender ativos para superar a mais longa recessão em décadas. A China tornou-se a maior compradora estrangeira de ativos brasileiros, com o montante de negócios anunciados no país a triplicar no ano passado para os 15,2 mil milhões de dólares (14,3 mil milhões de euros), segundo mostram os dados da Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da EDP investem no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião