Produção de carros trava em 2016

A produção de automóveis em Portugal aumentou em Dezembro, mas mesmo assim, 2016 ficou 8,6% abaixo da registada no ano anterior.

Portugal aumentou a produção de automóveis no final do ano, mas o saldo de 2016 não foi positivo. A produção cifrou-se em 143.096 veículos, ainda assim quase 10% abaixo do registado em 2015.

“As fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram, em dezembro, 8.749 novas viaturas, o que representa mais 33,5% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz a ACAP, salientando que dezembro “interrompeu a tendência dos meses anteriores, que têm sentido quebras na produção”.

Mas no acumulado do ano, o saldo foi negativo. “Relativamente aos valores acumulados, de janeiro a dezembro de 2016 foram produzidos em Portugal 143.096 novos veículos automóveis, ou seja, menos 8,6% do que no período homólogo do ano anterior”, nota.

Menos exportações

No que toca às exportações, os dados acumulados de janeiro a dezembro indicam um decréscimo no número de viaturas exportadas face ao ano anterior: em dezembro de 2015, foram exportadas 150.240 viaturas e até dezembro de 2016, este valor foi de apenas 136.369, o que representa um crescimento negativo de 9,2%.

A Europa continua a ser o mercado que mais recebe veículos automóveis produzidos em Portugal, totalizando 90,4% das exportações. Alemanha (23,1%) Espanha (15,4%) e Reino Unido (11,5%) são os três países europeus que mais contribuem para a balança das exportações automóveis. Fora da Europa, a Ásia é a região onde se verifica o valor mais expressivo (7,2%) sendo que a China é o país que mais importa carros fabricados em Portugal (6,2%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de carros trava em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião