Aumentar pensões e salários como antes da crise custa 320 milhões ao Estado

  • ECO
  • 30 Setembro 2020

O Estado gastará mais 320 milhões de euros no próximo ano caso o Governo opte por cumprir o que tinha planeado antes da crise para as pensões e os salários da Função Pública.

Caso o Governo queira aumentar os pensionistas e os funcionários públicos em 2021 tal como fazia antes da crise pandémica, o Estado terá uma despesa adicional de 320 milhões de euros, o equivalente a 0,15% do PIB, de acordo com o Público (acesso condicionado) desta quarta-feira.

Este valor inclui o aumento de no mínimo dez euros nas pensões (145 milhões) e o aumento de 1% para os funcionários públicos (175 milhões), mas poderá também de ter em conta a valorização do salário mínimo na Função Pública. É de notar que este é o impacto bruto na despesa pública pelo que não é contabilizado o acréscimo de receita fiscal com a cobrança de de impostos fruto do aumento das pensões ou salários.

O jornal escreve que esta medida poderia promover o consumo privado no próximo ano e ajudar a levar a bom porto as negociações do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021) com a esquerda parlamentar. Do lado dos sindicatos recorda-se as promessas feitas pelo Governo antes da crise pandémica, lembrando que os funcionários têm vindo a perder poder de compra há vários anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumentar pensões e salários como antes da crise custa 320 milhões ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião