“Ameaça de crise política foi criada artificialmente pelo primeiro-ministro e pelo Presidente”, diz João Oliveira

  • ECO
  • 30 Setembro 2020

Nas negociações para o Orçamento do Estado, o PCP não tem ainda nenhum compromisso com o PS para a viabilização do documento, aponta João Oliveira.

O líder parlamentar do PCP defende que a “ameaça de crise política foi criada artificialmente pelo primeiro-ministro e pelo Presidente” da República, em entrevista à TSF (acesso livre). João Oliveira aponta mesmo que o “Presidente da República não tem competência de aprovação ou elaboração do Orçamento do Estado” (OE).

Esta posição surge no seguimento da pressão de Marcelo Rebelo de Sousa para que o OE seja viabilizado, defendendo que o “natural” seria que passasse com os votos à esquerda, mas colocando também a responsabilidade no líder da oposição se tal não acontecer. João Oliveira aponta que a negociação do OE tem como objetivo “encontrar resposta para o país e não para encontrar respostas para uma crise política criada artificialmente”.

Quanto ao avançar das negociações, que o líder parlamentar diz que não estão a ser muito diferentes, por agora “não existem compromissos com o Partido Socialista para aprovação do Orçamento”, garantiu João Oliveira, sendo que as respostas do Governo ao PCP têm sido “umas favoráveis, outras menos desfavoráveis”. O partido, que votou contra o Orçamento Suplementar, não tem então uma decisão tomada para já quando ao OE para 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Ameaça de crise política foi criada artificialmente pelo primeiro-ministro e pelo Presidente”, diz João Oliveira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião