“Lado a lado” é o mais recente projeto de apoio a imigrantes e refugiados dos alunos de direito da Universidade Católica

"Lado a lado" é o nome do projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de direito e voluntariado da Faculdade de Direito da Universidade Católica.

A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa criou um projeto de voluntariado desenvolvido pelos alunos da disciplina de direito e voluntariado, o “Lado a lado”. O objetivo é apoiar a inclusão dos imigrantes e refugiados na sociedade através da sua maior participação em atividades culturais.

“Neste projeto, a Faculdade estabeleceu uma parceira com o Festival TODOS – um evento promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e organizado pela Academia de Produtores Culturais – que existe desde 2009 com o propósito de afirmar Lisboa como uma cidade intercultural, eliminando a tendência de formação de guetos territoriais associados às comunidades de imigrantes, através da promoção de programas culturais onde seja possível um maior convívio entre diferentes culturas”, referem em comunicado.

Com início no segundo semestre, ou seja a partir de fevereiro, os alunos vão ter a oportunidade de colaborar enquanto voluntários na estratégia de envolvimento das comunidades migrantes na vida cultural da cidade, no âmbito do festival e de outros projetos da Academia de Produtores Culturais.

Os alunos envolvidos no projeto têm ainda a possibilidade de contactar diretamente com imigrantes e refugiados residentes em Lisboa e apoiá-los a participar mais em espetáculos e outros atividades culturais à sua escolha. Desde assistir a um espetáculo de teatro até visitar um museu, as pessoas abrangidas por este projeto vão poder decidir em que atividade gostariam de participar, sendo que o valor dos bilhetes, do transporte e da refeição será financiado pelo projeto.

“Fazer algo ligado ao voluntariado na área da cultura já era um desejo antigo, e este ano surgiu a possibilidade de os alunos desenvolverem um projeto que alia a cultura à promoção da inclusão social e à igualdade. Sabemos que ainda existe marginalização das comunidades de imigrantes e refugiados em Portugal, e com o projeto ‘Lado a lado’, associando-nos ao Festival TODOS, queremos mostrar que a sociedade civil pode contribuir para a promoção dos direitos fundamentais, nomeadamente ao nível da fruição cultural”, nota Joana Liberal Arnaut, docente Universidade Católica Portuguesa e responsável pela disciplina de Direito e Voluntariado.

Para a docente as vantagens são visíveis também nos alunos, porque “mais do que formar juristas de qualidade reconhecida, queremos também formar cidadãos participativos”. “Por isso acredito que dar a possibilidade aos estudantes da disciplina de contactar com realidades diferentes da sua irá permitir-lhes ter uma maior sensibilidade para estas causas”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Lado a lado” é o mais recente projeto de apoio a imigrantes e refugiados dos alunos de direito da Universidade Católica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião