Bolsa de Lisboa sobe à boleia da família EDP

A bolsa nacional encerrou em terreno positivo, animada por algumas cotadas do setor energético. A impedir ganhos mais acentuados do índice estiveram as ações da Galp Energia que caíram 1,5%.

A bolsa de Lisboa encerrou a valorizar, acompanhando a tendência que se vive nas restantes praças europeias. A animar o PSI-20 estiveram as cotadas da família EDP. Contudo, a impedir uma valorização mais acentuada do índice de referência nacional esteve a Galp Energia, mas também o BCP.

O PSI-20 valorizou 0,96% para 4.106,16 pontos, naquela que foi a segunda sessão consecutiva de ganhos. Lisboa acompanhou a tendência de subidas que se registou nas congéneres europeias, num dia em que o Stoxx 600 avançou 0,16%.

A contribuir para este desempenho do índice de referência nacional estiveram as cotadas da família EDP. A elétrica nacional somou 1,93% para 4,276 euros, enquanto a EDP Renováveis avançou 3,68% para 14,66 euros, representando a maior subida desta sessão, e naquela que é a maior subida dos últimos dois meses para a cotada.

A animar também a bolsa estiveram as ações da Jerónimo Martins que somaram 3,17% para 14,14 euros. A retalhista encerrou com a cotação mais alta desde 18 de setembro, dia em que cotou nos 14,165 euros, mas esta foi a subida mais elevada desde 28 de maio, dia em que somou 4,67%.

Nas subidas, destaque ainda para a REN que cresceu 0,63% para 2,385 euros, enquanto os CTT avançaram 2,38% para 2,58 euros.

A impedir uma valorização mais acentuada do PSI-20 esteve a Galp Energia, que perdeu 1,54% para 7,79 euros. Esta descida dos títulos da petrolífera nacional acontece numa altura em que o preço do barril de petróleo está em queda nos mercados internacionais: o Brent desvaloriza mais de 5% para cerca de 40 dólares, enquanto o WTI perde quase 6% para menos de 40 dólares.

Ainda a penalizar o índice esteve o BCP ao perder 0,62% para 0,0798 euros, assim como a Sonae que caiu 0,69% para 0,575 euros. Destaque ainda para os títulos da Semapa que recuaram 0,66% para 7,58 euros.

(Notícia atualizada às 17h05 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa sobe à boleia da família EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião