De Putin a Biden, multiplicaram-se as reações ao contágio de Trump. Conheça algumas

Em vários tons, e vindas um pouco de todo o mundo, multiplicaram-se as reações à notícia do teste positivo de Donald Trump e Melania Trump à Covid-19 nos media e nas redes sociais. Veja algumas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira numa publicação no Twitter que ele próprio e a mulher Melania Trump testaram positivo à Covid-19. A poucas semanas das eleições norte-americanas a 3 de novembro, o comunicado fez com que as bolsas caíssem e assustou os investidores. Nas redes sociais e nos meios de comunicação, multiplicaram-se as reações de vários dirigentes e chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, entre eles o candidato adversário do Partido Democrata, Joe Biden.

Entre as várias reações, leem-se mensagens de apoio no sentido de uma rápida recuperação e desejos de melhoras. Por outro lado, devido à resistência de Donald Trump demonstrada relativamente à Covid-19 nos últimos meses, houve até quem aproveitasse para se referir a “um vírus que consegue chegar até aos mais céticos”.

O candidato do Partido Democrata à presidência deixou uma mensagem de melhoras para o opositor na corrida à Casa Branca.

“Os nossos pensamentos estão no Presidente Trump e na primeira-dama Melania Trump, para que tenham uma rápida recuperação. Continuaremos a rezar pela saúde e segurança do presidente e da sua família”.

A candidata escolhida por Joe Biden para vice-presidente, Kamala Harris, aproveitou a mensagem de Biden para publicar uma mensagem na sua página oficial.

Da Casa Branca surgiram outras reações, como foi o caso do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que deixou uma nota na sua página pessoal do Twitter: “Eu e a Karen enviamos as nossas orações e o nosso amor para os nossos queridos amigos. […] Juntámo-nos a milhões um pouco por toda a América, e rezamos pela completa e rápida recuperação. Que Deus abençoe o presidente Trump e a nossa magnífica primeira-dama Melania”, lê-se na publicação do vice-presidente.

“O presidente vai vencê-lo. O presidente ultrapassou quase tudo o que lhe tem sido atirado nestes últimos quatro anos. Penso que também vencerá isto”, disse à Fox News o congressista republicano Jim Jordan.

“O presidente Trump pagou o preço de minimizar o Covid-19”

“O presidente Trump e a primeira-dama pagaram o preço da sua aposta para minimizar a Covid-19. A notícia mostra a gravidade da situação pandémica dos Estados Unidos. Terá um impacto negativo na imagem de Trump e dos Estados Unidos, e também pode afetar negativamente a sua reeleição“, lê-se na mensagem de Hu Xijin, editor do jornal China Global Times, avança a Reuters.

O jornal China Daily refere-se a um cenário de inevitabilidade: “O teste positivo é mais um lembrete de que o coronavírus continua a espalhar-se, mesmo que Trump tente desesperadamente sugerir que já não representa nenhum perigo. Desde que surgiu no início deste ano, Trump, a Casa Branca e a sua campanha, minimizaram a ameaça e recusaram-se a obedecer às diretrizes básicas de saúde pública – incluindo as emitidas pela sua própria administração -, tal como usar máscaras em público e praticar o distanciamento social”.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, também deixaram mensagens de melhoras ao presidente dos Estados Unidos.

Na Europa, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, foi rápido a reagir e referiu-se à Covid-19 como “uma batalha que todos continuamos a enfrentar”.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e outros chefes de Governo europeus, também reagiram à notícia de Trump. Foi o caso do primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, da Holanda, Mark Rutte, o chanceler da Áustria, Sebastian Kurz e a chanceler alemã Angela Merkel.

De acordo com a Reuters, os chefes de Governo de Israel, Canadá, índia e México, também publicaram mensagens de melhoras ao presidente norte-americano.

O primeiro-ministro português, António Costa, não se pronunciou sobre a notícia do contágio de Trump.

No Twitter, a hashtag #Trumphascovid, acompanhada da hashtag #Karma, está a invadir a rede social.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o presidente norte-americano desvalorizou a gravidade do vírus e foi resistente em aplicar as medidas impostas pelas autoridades de saúde pública. Em alguns casos, o Twitter chegou a eliminar publicações do chefe de Estado norte-americano, que continham informação falsa sobre a Covid-19. Há um novo livro que afirma mesmo que Donald Trump sabia desde o início que o coronavírus era mortal, mas que preferiu desvalorizar a situação para não criar o pânico, avançou a BBC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Putin a Biden, multiplicaram-se as reações ao contágio de Trump. Conheça algumas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião