Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021
"O Pacto de Estabilidade e Crescimento está suspenso em 2021, mas prevê-se uma recuperação" da economia, diz Paolo Gentiloni.
Os países da União Europeia vão poder gastar o que precisarem no próximo ano, sem se preocuparem com o incumprimento das regras orçamentais. O Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021 para fomentar a recuperação da crise provocada pelo novo coronavírus.
A garantia foi dada pelo comissário de Economia da União Europeia, Paolo Gentiloni. “O Pacto de Estabilidade e Crescimento está suspenso em 2021, mas prevê-se uma recuperação” da economia, disse Gentiloni após a reunião do Eurogrupo, citado pelo ElEconomista (conteúdo em espanhol).
“Na semana passada, enviámos uma carta aos ministros das Finanças da União Europeia a dar orientações para a preparação dos orçamentos de cada país para 2021. A cláusula que suspende a disciplina orçamental da UE manter-se-á ativa em 2021“, disse, lembrando que as políticas devem “continuar a apoiar a recuperação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021
{{ noCommentsLabel }}