José Tavares é o novo presidente do Tribunal de Contas
O juiz conselheiro José Tavares é o novo presidente do Tribunal de Contas sucedendo a Vítor Caldeira cujo mandato não foi renovado.
O Tribunal de Contas já tem um novo presidente. O juiz conselheiro José Tavares foi o nome proposto pelo primeiro-ministro ao Presidente da República que o nomeou esta terça-feira para o cargo.
“Sob proposta do primeiro-ministro António Costa, o Presidente da República nomeou hoje o presidente do Tribunal de Contas, o juiz conselheiro José Tavares do mesmo Tribunal”, pode ler-se na nota publicada no site oficial da Presidência da República.
O primeiro-ministro sublinhou esta terça-feira que Governo e Presidente da República fixaram o critério de não haver renovação de mandato para cargos de natureza judiciária, aplicando-se tanto ao presidente Tribunal de Contas como à Procuradora-Geral da República (PGR), justificando assim a sua decisão de não conduzir Vítor Caldeira no cargo.
Marcelo Rebelo de Sousa não poupou elogios ao presidente cessante do Tribunal de Contas e ainda esta terça-feira, em declarações ao Expresso, sublinhou que era importante que o substituto fosse dentro “da mesma linha” e “exatamente com o mesmo grau de exigência”.
José Tavares era diretor-geral do Tribunal de Contas sendo, por inerência, presidente do conselho administrativo do Tribunal e chefe do gabinete de Vítor Caldeira, o que dá sinais de que a instituição poderá seguir a mesma linha, tal como pedia Marcelo Rebelo de Sousa. Uma linha pautada por diversas críticas incómodas, nomeadamente ao nível da revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP) porque pode levar à distorção da concorrência e abrir a porta ao conluio e até à corrupção, e que levaram juízes conselheiros a dizer que Vítor caldeira foi “vítima da sua independência”. O cargo que exercia implicava também ser membro e secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção, de acordo com o currículo publicado no site do próprio Tribunal de Contas.
O professor universitário nas áreas de Administração Pública, Direito Administrativo, Finanças Públicas e Direito Financeiro, desde 1980, foi também diretor do Gabinete de Estudos do Tribunal de Contas entre 1986 e 1995.
(Notícia atualizada com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
José Tavares é o novo presidente do Tribunal de Contas
{{ noCommentsLabel }}