Apoios extraordinários da Covid-19 contam para o cálculo do IRS
Os eventuais novos apoios aos trabalhadores incluídos no Orçamento do Estado para 2021 também deverão contar para o cálculo do IRS no ano seguinte.
Os apoios extraordinários pagos este ano pela Segurança Social aos trabalhadores, devido à pandemia, vão contar para o cálculo do IRS no ano que vem. O mesmo deverá aplicar-se aos novos apoios que se espera que sejam incluídos no Orçamento do Estado para 2021.
A notícia foi avançada pelo Público (acesso condicionado), que indica que esses apoios são vistos pelo Fisco como rendimentos. A dúvida já tinha surgido em março, e o Governo apresentou argumentos legais do Fisco para que tal aconteça. Por isso, o jornal destaca ser expectável que também os apoios que forem criados com o novo Orçamento do Estado contem para o cálculo do imposto no ano a seguir.
A exceção dar-se-ia se as novas medidas passassem a ser vistas como “apoios sociais”, um conceito previsto nas bases gerais da Segurança Social. Mas, para já, é o entendimento da Autoridade Tributária que prevalece, ou seja, que os apoios são rendimentos e devem ser sujeitos a imposto sobre o rendimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apoios extraordinários da Covid-19 contam para o cálculo do IRS
{{ noCommentsLabel }}