Streaming também fala português. O que oferecem RTP, SIC e TVI?

A "guerra" do streaming também fala português. A SIC anunciou a primeira plataforma de streaming de um canal generalista com assinaturas pagas. O que oferecem também a RTP e a TVI?

Há muito que a “guerra” do streaming também fala português. Ao todo, são pelo menos cinco as grandes plataformas internacionais que operam em Portugal, desde a chegada da Netflix em 2015 até, mais recentemente, à da Disney+. Agora, a SIC anunciou que vai juntar-se à corrida, planeando lançar uma plataforma própria em novembro, tornando-se o primeiro dos três canais a ter uma oferta não linear paga.

Para além da SIC, também a RTP e a TVI estão conscientes de que o futuro dos conteúdos audiovisuais passa cada vez mais pelas ofertas “a pedido”, e menos pela televisão tradicional. Desta forma, perante a urgência de irem ao encontro das tendências dos consumidores, ambas contam já com plataformas que oferecem conteúdos através da internet, ainda que sem um modelo de assinaturas. Saiba o que oferece cada uma.

Opto terá novelas da SIC antes de serem emitidas

Com a chegada do serviço Opto, marcada para o próximo novembro, a SIC capitaliza, desde logo, a sua vasta oferta de telenovelas. Mediante o pagamento de 3,99 euros mensais, ou 39,99 euros por ano, a plataforma permitirá aos fãs assistirem aos “episódios de novelas que passam na antena da SIC” até 24 horas antes de serem emitidos.

A versão premium do novo serviço da SIC permitirá andar para trás até 30 dias na emissão do canal, um período mais alargado do que é permitido nas boxes de televisão, ou ver os canais SIC em direto. Contará também com dois noticiários diários personalizados ao tempo que o utilizador tem disponível. Poderá escolher entre 10, 15 ou 20 minutos, segundo anunciou a estação de Paço d’Arcos.

O grupo Impresa inova com a produção de conteúdos exclusivos para a plataforma. É o caso de Esperança, uma nova série de comédia de César Mourão, bem como duas séries dramáticas, com rostos bem conhecidos dos portugueses. A empresa promete ainda “formatos originais” de Bruno Nogueira, Ricardo Araújo Pereira e do chef Ljubomir Stanisic.

Além de tudo isto, a nova plataforma da SIC terá uma versão gratuita, “com um catálogo contendo centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos”. Não é imediatamente claro como será feita a divisão do catálogo de Opto entre assinantes e utilizadores gratuitos, mas é de presumir que a oferta de conteúdos disponibilizada gratuitamente se assemelhe, em dada medida, aos vídeos e conteúdos já disponíveis no site da estação.

Captura de ecrã de Opto SIC. A plataforma deverá ser lançada em novembro.SIC/Impresa

RTP Play tem filmes, séries e conteúdos didáticos

Não é novidade que a estação pública tem vindo a apostar em força num catálogo digital de conteúdos disponibilizados através do RTP Play. A plataforma é compatível com a generalidade dos dispositivos e inclui séries icónicas da RTP, das quais é exemplo Conta-me Como Foi, mas também um largo conjunto de títulos para os quais a estação tem direitos, incluindo documentários e filmes.

O RTP Play é também o local através do qual é possível assistir às emissões em direto de todos os canais do universo RTP, incluindo RTP1, RTP3 e RTP Internacional. E não só de audiovisual se faz esta plataforma pública. O grupo também disponibiliza as emissões de rádio da Antena 1, Antena 2, Antena 3 e de outras, incluindo rádios exclusivamente online, de que é exemplo a Rádio ZigZag, focada nas crianças.

No serviço gratuito da RTP, a generalidade dos programas da estação também pode ser vista em diferido, desde os noticiários aos concursos. A aposta mais recente, contudo, é no serviço público em plena pandemia. Com o ensino a enfrentar constrangimentos por causa da Covid-19, a RTP Play disponibiliza diversos conteúdos didáticos aos alunos do 1.º ao 9.º ano, divididos por disciplinas como Português, Matemática, Educação Física, entre outros.

Na RTP Play, todos os conteúdos são gratuitos e disponibilizados livremente à população. Não é necessário ter conta na plataforma para aceder aos conteúdos.

Captura de ecrã da página inicial do RTP Play.RTP

TVI Player focada nos reality shows e ficção

A TVI também tem uma plataforma própria, o TVI Player, que permite, mediante registo prévio, o acesso gratuito a conteúdos do universo TVI e produtora Plural. A grande aposta da estação da Media Capital é no entretenimento, destacando-se o Big Brother e os programas diários, como é o caso de Você na TV, A Tarde é Sua e Dia de Cristina.

No caso concreto do reality show Big Brother, a estação disponibiliza no TVI Player as gravações das galas, diários e extras, permitindo aos fãs reverem estes conteúdos depois de terem sido transmitidos na antena generalista. Trechos de outros programas também ficam disponíveis em vídeo na plataforma da Media Capital.

O TVI Player conta ainda com algumas das novelas da TVI e permite rever outras apostas populares do quarto canal, como é o caso de Morangos com Açúcar. Mas nem tudo é entretenimento na plataforma da Media Capital.

Na área da informação, os noticiários do dia são também rapidamente disponibilizados gratuitamente na plataforma, sob a forma de gravações das emissões regulares. O mesmo acontece com as principais rubricas de informação da TVI. É o caso de Global, rubrica assinada pelo antigo vice-primeiro-ministro Paulo Portas.

Para os mais puristas, a emissão linear dos canais da TVI também é disponibilizada em direto no TVI Player. É possível assistir ao canal TVI, mas também à TVI 24, TVI Reality, TVI Ficção e TVI Internacional.

Captura de ecrã do TVI Player.TVI/Media Capital

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Streaming também fala português. O que oferecem RTP, SIC e TVI?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião