Apoio aos carros elétricos mantém-se. Para bicicletas também

Incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões manter-se-á válido tanto para automóveis como para motas e bicicletas. Dotação é de quatro milhões de euros.

O Governo vai continuar a apoiar a compra de veículos elétricos durante o próximo ano. O incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões manter-se-á válido tanto para automóveis como para motas e bicicletas.

“No âmbito das medidas da ação climática é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de zero emissões, financiado pelo Fundo Ambiental, nos termos a definir por despacho do membro do Governo responsável pelas áreas do ambiente e da ação climática”, refere a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 obtida pelo ECO.

“O incentivo previsto no número anterior é extensível a motociclos de duas rodas e velocípedes e a ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula, quando aplicável, com exclusão daqueles classificados como enduro, trial, ou com sidecar”. Tal como este ano, o “incentivo previsto no número anterior é ainda extensível às bicicletas de carga”.

O incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões contou, este ano, com uma dotação de quatro milhões de euros, valor que Matos Fernandes, ministro do Ambiente, tinha já revelado que iria manter-se.

No âmbito deste apoio, os particulares podem receber um “cheque” de 3.000 euros para a compra de carros elétricos com um valor até 62.500 euros, sendo que as empresas podem obter quatro apoios com um valor de 2.000 euros.

No caso das motas e bicicletas elétricas, o “cheque” é equivalente a a 50% do valor de aquisição, até um máximo de 350 euros. A diferença entre particulares e empresas, neste caso, está em que os primeiros só podem pedir um apoio e as empresas têm direito a quatro “cheques”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio aos carros elétricos mantém-se. Para bicicletas também

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião