Governo tem 96,3 milhões para os transportes em 2021

Para o próximo ano há até 96,3 milhões de euros disponíveis para os metros do Porto e Lisboa, CP e Transtejo. Dinheiro será usado em material circulante, expansão da rede e renovação da frota.

O Governo vai aumentar a verba disponível para os transportes. Segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) a que o ECO teve acesso, estão disponíveis cerca de 96 milhões de euros para os metros do Porto e Lisboa, mas também para a Transtejo e para a CP.

De acordo com o documento, 2021 vai trazer do Fundo Ambiental até 36,8 milhões de euros para o Metropolitano de Lisboa, um montante que servirá para financiar a expansão do metro da capital, mas também a compra de material circulante. No Orçamento deste ano a verba disponível era de cerca de 34,7 milhões de euros, ou seja, menos 5,7%.

Além disso, prevê-se ainda a transferência de verbas até ao máximo de 40,3 milhões de euros para o Metro do Porto, uma quantia que será usada para financiar a expansão da rede e a compra de material circulante. Este ano o máximo previsto era semelhante: 40,2 milhões de euros.

Por sua vez, a Transtejo vai receber um máximo de 9,18 milhões de euros, que servirão para renovar a frota de barcos (5,6 milhões em 2020), enquanto a CP terá disponíveis até dez milhões de euros para comprar material circulante (5,1 milhões em 2020).

Feitas as contas, o Fundo Ambiental tem disponíveis para os transportes em 2021 até 96,3 milhões de euros, um montante superior aos 80,7 milhões que estavam disponíveis este ano, de acordo com as propostas do OE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo tem 96,3 milhões para os transportes em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião