Taxa de inflação anual recua em setembro na Zona Euro e UE

  • Lusa e ECO
  • 16 Outubro 2020

Portugal observou a 6.ª taxa de inflação mais baixa dos Estados-membros em setembro, situando-se nos 0,8% negativos. A Polónia aparece com a inflação mais alta, quase nos 4%.

Os preços do consumidor voltaram a cair em setembro, estando mesmo num patamar negativo na Zona Euro pelo segundo mês consecutivo. De acordo com os dados do Eurostat, a taxa de inflação anual recuou para os -0,3% na Zona Euro e para os 0,3% na União Europeia (UE).

Na Zona Euro, a inflação anual observou pelo segundo mês consecutivo valores negativos (-0,3%), que comparam com os -0,25 de agosto e os 0,8% de setembro de 2019. Por sua vez, na UE, a taxa de inflação desceu para os 0,3%, face aos 0,4% do mês anterior e aos 1,2% do homólogo.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, houve 12 Estados-membros a registarem inflações negativas no nono mês do ano. No topo da tabela está a Grécia, com uma taxa de -2,3%, seguida do Chipre (-1,9%) e da Estónia (-1,3%). Portugal aparece com a 6.ª taxa mais baixa: -0,8%.

Evolução da taxa de inflação anual em setembro

Taxa de inflação anual em setembro | Fonte: EurostatEurostat

Por outro lado, as taxas de inflação mais altas observaram-se na Polónia (3,8%), Hungria (3,4%) e República Checa (3,3%).

Comparando com agosto, a inflação anual recuou em 13 Estados-membros, manteve-se estável em sete e subiu noutros sete.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação anual recua em setembro na Zona Euro e UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião