Plataforma tem.REDE da Anacom permite verificar onde há melhor rede móvel

A Anacom lançou uma plataforma online que permite verificar que tipo de cobertura de rede móvel está disponível numa determinada zona do país.

A Anacom lançou uma plataforma digital com informação detalhada sobre a cobertura das redes móveis da Meo, Nos e Vodafone nas diferentes regiões do país. Designada tem.Rede, esta ferramenta permite navegar num mapa interativo de Portugal e saber que tipo de cobertura está disponível numa determinada zona.

Trata-se de uma solução de mapeamento das redes das principais operadoras, que o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, considerou ser um aplicativo importante para a proteção dos consumidores de telecomunicações e para a promoção da concorrência no mercado português. A plataforma recorre a informação da Meo, Nos e Vodafone e são estas empresas que introduzem os dados no aplicativo.

Para já, o acesso faz-se exclusivamente via browser, pelo que é otimizado para computador. Mas o regulador garante que pretende desenvolver também uma app.

Apresentação inicial da tem.REDE, a nova plataforma da Anacom para verificar a cobertura de redes móveis numa determinada região do país.Anacom

Ao aceder à plataforma, o utilizador pode carregar em “Start Exploring” e navegar até à zona em que pretende verificar a cobertura, ou pesquisar por uma localidade concreta. São disponibilizados vários botões para verificar a cobertura da Meo, Nos ou Vodafone, em serviços como “2G-Voz, SMS e MMS”, “3G-Voz, SMS e MMS”, “3G-Dados móveis” e “4G-Dados móveis”. Um sistema de cores permite, então, saber se a cobertura é boa, aceitável, limitada ou inexistente.

“É hoje apresentada a aplicação tem.REDE, o projeto que mais tempo e persistência requereu da parte da Anacom”, disse João Cadete de Matos, salientando que é o finalizar de “uma ação de dezembro de 2017” e que o desenvolvimento da ferramenta insere-se no programa Simplex+. É também intenção da Anacom juntar mais camadas de análise à plataforma, como “banda larga muito rápida 3G” e “banda larga ultrarrápida 4G”.

Para o presidente da Anacom, os dados disponíveis mostram a “urgência de implementar o roaming nacional”. “Com esta ferramenta, é fácil concluir o benefício que todos poderão colher quando essa opção estiver disponível”, afirmou, referindo-se a uma tecnologia que permitirá aos portugueses ligarem-se à rede que tiver melhor qualidade numa determinada região, independentemente da operadora contratada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma tem.REDE da Anacom permite verificar onde há melhor rede móvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião