É um hambúrguer ou um disco? Rótulos dos produtos vegetarianos vão a votos na UE

Numa altura em que as alternativas à carne ganham cada vez mais popularidade, o uso de palavras como hambúrguer e salsichas pode ser alvo de restrições na União Europeia.

“Discos” e “tubos” vegetais poderão estar à venda nas prateleiras europeias no futuro, em vez de hambúrgueres e salsichas veggie. Isto porque vai a votos uma proposta que tem em vista impedir os produtores de alternativas vegetarianas à carne de usar palavras mais tradicionais nos rótulos das embalagens.

O Parlamento Europeu vai votar esta semana uma alteração que limita o uso de palavras como “hambúrguer” ou “salsicha” exclusivamente para rótulos de carne real, de acordo com a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Outra proposta em cima da mesa exige uma restrição maior do uso de termos como “cremoso” ou “estilo iogurte” em produtos sem laticínios.

Esta votação acontece numa altura em que as alternativas à carne e laticínios ganham cada vez mais popularidade. De um lado, os produtores de carne argumentam que os produtos à base de plantas com rótulos que parecem tradicionais enganam os consumidores, levando-os a pensar que os substitutos são iguais aos reais.

Do outro lado, os fabricantes de alternativas vegetarianas como a Unilever, Beyond Meat e Oatly dizem que as propostas que vão a votos prejudicam o desenvolvimento de alimentos alternativos e confundiriam os consumidores. Se as propostas forem aprovadas, poderão levar a expressões fora do habitual nos rótulos, como “discos sem carne” e “tubos à base de plantas”, aponta Elena Walden, gerente de políticas do Good Food Institute, à publicação.

Um conjunto de atores do setor de produtos de origem vegetal em Portugal também decidiu assinar uma carta para os membros do Parlamento Europeu, a apelar à rejeição das propostas, que dizem que “teriam impacto negativo direto sobre uma indústria em crescimento e sobre inúmeras empresas no setor”, de acordo com a missiva consultada pelo ECO.

(Notícia atualizada às 10h45 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É um hambúrguer ou um disco? Rótulos dos produtos vegetarianos vão a votos na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião