Governo paga 35 milhões para comprar 100 mil frascos de remdesivir

O Governo autorizou a Direção-Geral da Saúde a gastar 35 milhões de euros na aquisição de remdesivir. Cada frasco custa 345 euros.

O Governo autorizou a Direção-Geral da Saúde a gastar cerca de 35 milhões de euros na aquisição de mais de 100 mil frascos do medicamento Veklury, o designado remdevisir, no tratamento de alguns casos de doença por Covid-19.

“Estão em causa 100 mil frascos deste medicamento com custo unitário de 345 euros. É uma despesa que irá importar uma despesa ao SNS no valor de 35 milhões de euros“, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

A utilização do remdevisir é aconselhada, em contexto de Covid-19, em doentes adultos e adolescentes com pneumonia, que necessitam de oxigénio suplementar e de acordo com cada caso clínico determinado pelo médico, explicou Temido

A aquisição será feita através de contrato específico a celebrar ao abrigo do contrato-quadro de aquisições conjuntas celebrado entre a Comissão Europeia e a empresa farmacêutica Gilead Sciences.

“Aquilo que Portugal assumiu é aquisição para necessidades dos nossos doentes para o período de outubro 2020 a março de 2021”, referiu a ministra.

O comunicado do Conselho de Ministros que aprovou esta despesa refere que a aquisição dos 100 mil frascos de remdevisir garantirá a “manutenção do stock nacional deste medicamento, sem prejuízo da ponderação dos fatores da evolução da pandemia e dos eventuais progressos na abordagem terapêutica da Covid-19”.

Além desta despesa de 35 milhões, o Governo aprovou a dispensa de taxas moderadoras no valor de 96 milhões de euros. A nova dispensa “produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2021, relativamente aos exames complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos no âmbito da rede de prestação de cuidados de saúde primários e realizados fora do SNS”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo paga 35 milhões para comprar 100 mil frascos de remdesivir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião