Nas notícias lá fora: BCE, Brexit e confinamento

O Reino Unido conseguiu fechar o primeiro grande acordo comercial pós-Brexit com o Japão. Por França, o recolher obrigatório foi alargado, perante o aumento de novos casos de Covid-19.

Vários países estão a avançar com novas restrições perante o aumento no número de casos de Covid-19, como é o caso de França, que alargou o recolher obrigatório a mais regiões. Neste contexto, economistas preveem que o Banco Central Europeu reforce os estímulos até ao final do ano, em cerca de 500 mil milhões. No Reino Unido, as preparações para o Brexit continuam, tendo sido fechado o primeiro grande acordo comercial, com o Japão. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Bloomberg

BCE poderá somar 500 mil milhões às compras de divida

Perante o aumento de infeções por coronavírus e novos confinamentos, o Banco Central Europeu deverá intensificar os estímulos monetários ainda este ano, preveem os economistas. Os especialistas estimam que 500 mil milhões de euros serão adicionados ao programa de compra de dívida de 1,35 biliões de euros, com a maioria a antecipar uma tomada de ação por parte do banco central em dezembro.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

Reino Unido fecha primeiro grande acordo comercial pós-Brexit com o Japão

O Reino Unido concluiu seu primeiro grande acordo comercial depois do Brexit ao assinar um acordo com o Japão que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro. O pacto, negociado em apenas alguns meses durante o verão, é bastante semelhante ao acordo existente entre a União Europeia e o Japão, mas tem um capítulo extra sobre comércio digital e não contempla quotas para exportações agrícolas, como queijo.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

França alarga recolher obrigatório a dois terços da população

França alargou o recolher obrigatório, que tinha sido decretado para nove grandes cidades, incluindo Paris, para cerca de dois terços da população. O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou que o recolher obrigatório, uma medida que visa travar a propagação da Covid-19, seria estendido a mais 38 regiões, confinando 46 milhões dos 67 milhões de habitantes do país em casa das 21h às 6h da manhã seguinte.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El Economista

Repsol vai produzir biodiesel com óleo de cozinha usado

A Repsol vai investir 188 milhões para iniciar uma nova fábrica de biocombustíveis em Cartagena, tendo em vista utilizar óleo de cozinha usado na produção. A empresa vai instalar um novo sistema para produzir esses combustíveis, através de gorduras e óleos, estando a trabalhar na angariação de parceiros para a recolha destes produtos. A Repsol espera que o Governo promova a reciclagem destes junto dos municípios mas o presidente, Josu Jon Imaz, garante que já têm garantido um abastecimento estável, que chegará de toda a Espanha à fábrica depois de ter sido recolhido na hotelaria ou nas casas, embora sem revelar os fornecedores.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Tech Crunch

Especialista em segurança obtém acesso a Twitter de Trump ao adivinhar password “maga2020!”

Um especialista de segurança holandês diz que obteve acesso à conta do Twitter pessoal do presidente norte-americano na semana passada, adivinhando a password: “maga2020!”, uma referência ao slogan de campanha de Donald Trump, Make America Great Again (MAGA). O holandês Victor Gevers terá entrado à quinta tentativa, apenas com a password, sendo que a conta não era protegida por autenticação de dois fatores. Depois de entrar, Gevers enviou um email à divisão da cibersegurança da Segurança Nacional, para divulgar o sucedido. A palavra passe terá sido alterada pouco depois.

Leia a notícia completa no Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: BCE, Brexit e confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião