PSD só admite salvar OE se Governo pedir desculpa

  • ECO
  • 24 Outubro 2020

Só se Costa pedir desculpa pelo que disse é que o PSD pondera requacionar o sentido de voto no OE, disse Adão Silva ao Expresso. Em comunicado, o partido diz que foi essa a ideia transmitida.

No dia em que a sua subsistência depender do PSD, este Governo acabou“. Foi esta a frase de António Costa que não caiu nada bem no PSD e que foi uma das justificações para os social-democratas anunciarem esta semana que vão votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). Contudo, este sábado ao Expresso Adão Silva, líder parlamentar do PSD, admitem salvar o documento, mas só se o Governo pedir desculpa.

“O primeiro-ministro foi muito arrogante quando disse que no dia em que precisasse do PSD para sobreviver o Governo caía. Ou ele se contradiz, pede desculpas e diz que não era assim — e aí talvez as coisas pudessem ser reequacionadas — ou, como ele não vai pedir desculpas, se é assim o jogo, se é assim a terminação, temos uma linha vermelha”, diz o líder parlamentar social-democrata ao semanário.

Esta declaração representa um passo em frente uma vez que Rui Rio não disse o que faria se Costa lhe pedir uma viabilização de última hora na votação final global do OE 2021, em nome do interesse nacional. Adão Silva é claro ao dizer que o pedido de desculpas é essencial, caso contrário o PSD votará contra na generalidade e também na votação final global, a 26 de novembro.

PSD diz que não foi essa a ideia transmitida

Em reação à notícia do semanário, com base em declarações de Adão Silva, o PSD enviou um comunicado às redações onde argumenta que “tal afirmação não corresponde à ideia transmitida pelo líder parlamentar ao jornal, sendo, por isso, uma manipulação jornalística que objetivamente engana os leitores“.

“Se o que o Expresso escreveu correspondesse à verdade, então isso significaria que o PSD determinava os seus votos por estados de alma, em lugar de o fazer em função do mérito das propostas sobre as quais é chamado a pronunciar-se”, referem os social-democratas, acusando o jornal de fazer um título “abusivo”.

(Notícia atualizada às 12h47 com o comunicado do PSD)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD só admite salvar OE se Governo pedir desculpa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião