Famílias voltam a reforçar depósitos na pandemia. Há 158,1 mil milhões nos bancos

Desde o início da pandemia que a tendência tem sido de crescimento dos depósitos das famílias nos bancos. Após um ligeiro recuo em agosto, o montante voltou a aumentar em setembro.

A pandemia está a levar as famílias a reforçar as poupanças nos bancos. Havia, no final do mês passado, 158,1 mil milhões de euros em depósitos de particulares nos bancos. Após um ligeiro recuo em agosto, o montante voltou a crescer em setembro.

“Os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 158,1 mil milhões de euros no final de setembro. A tva [taxa de variação anual] foi de 7,0%, valor 0,2 pp [pontos percentuais] acima do registado em agosto“, revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

O máximo histórico foi registado em julho, com 159.210 milhões de euros nos bancos. Depois disso, houve um ligeiro recuo, em agosto poderá estar relacionado com o período das férias, mas também com a evolução da pandemia já que o medo de que a situação possa ainda agravar-se mais, penalizando os rendimentos, tem sido um fator chave para os comportamentos das famílias em Portugal em relação às poupanças.

Depósitos próximos de máximos

Fonte: Banco de Portugal

Já no que diz respeito aos empréstimos às empresas, também estes estão a crescer. Em setembro, os empréstimos a particulares para habitação subiu 2%, refletindo uma subida de 0,2 pontos percentuais face a agosto. Nos empréstimos para consumo, a taxa de variação anual situou-se nos 2,7%, mas revela um decréscimo de 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior.

Já os empréstimos concedidos pelos bancos a empresas apresentaram uma taxa de variação anual de 8,4%, o que representa um aumento de 0,6 pontos percentuais do que o observado no mês anterior. “Destacou-se a evolução dos empréstimos às micro e às pequenas empresas, cujas tva aumentaram 0,7 pp e 1,3 pp, para 15,5% e 11,8%, respetivamente“, acrescenta o Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias voltam a reforçar depósitos na pandemia. Há 158,1 mil milhões nos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião