Investimento no SNS já superou o total de 2019. Mas Governo podia estar a investir mais

O Ministério das Finanças garante que o investimento no Serviço Nacional de Saúde até setembro duplicou face ao mesmo período do ano passado. Contudo, ainda está longe da meta anual para 2020.

O investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) acelerou em 2020 por causa da pandemia, atingindo os 187 milhões de euros até setembro, superando o valor total executado em 2019 (156 milhões de euros), de acordo com os dados antecipados por fonte oficial do Ministério das Finanças ao ECO esta terça-feira, dia em que são divulgados os dados da execução orçamenta relativos a setembro.

Contudo, a execução deste ano, apesar dos valores serem elevados face a anos anteriores, corresponde apenas a 43% do orçamentado no Orçamento Suplementar. No total, em julho, a Assembleia da República autorizou um investimento no SNS de 436 milhões de euros em 2020, de acordo com os dados da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Será preciso executar nos últimos três meses deste ano mais do que o equivalente ao executado até setembro para que a execução fique próxima do orçamentado.

Olhando apenas para o investimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), destaca-se o aumento extraordinário do investimento (+119%) atingindo 187 milhões de euros e ultrapassando a execução completa do ano de 2019 (156 milhões de euros)“, avança fonte oficial do Ministério das Finanças ao ECO, antecipando alguns dos números da execução orçamental em contabilidade pública que serão divulgados esta tarde.

Os números mostram que o investimento no SNS duplicou face ao ano anterior, superando em nove meses o executado durante todo o ano de 2019. Tal é explicado pela aquisição de ventiladores e outros equipamentos de cuidados intensivos devido à pandemia que chegou a Portugal em março.

O Ministério das Finanças adianta também que o investimento público da administração central e da segurança social, excluindo as PPP (parcerias público-privadas), está a crescer 37,3% até setembro, um valor semelhante ao registado até agosto, o que corresponde a mais 243,4 milhões de euros. Este aumento é explicado pela “forte dinâmica de crescimento no âmbito do plano de investimentos Ferrovia 2020 e de outros investimentos estruturantes e ainda a aquisição de material médico para o combate à Covid-19 destinado aos hospitais”. O investimento público executado atingiu assim os 895,4 milhões de euros até setembro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento no SNS já superou o total de 2019. Mas Governo podia estar a investir mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião