Hoje nas notícias: Microempresas, seguros, confinamento

  • ECO
  • 29 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

É no Norte que as microempresas do turismo recebem mais dinheiro da linha de apoio à tesouraria criada em resposta à Covid-19. E por falar em pandemia, a maioria dos portugueses defender o recolher obrigatório, revela uma sondagem. As capas dos jornais esta quinta-feira estão marcadas pela aprovação do Orçamento do Estado na generalidade, mas dão conta também de que os seguros dos carros vão baixar por causa da crise pandémica e que o PS, nos Açores, quer falar “à esquerda e à direita” para garantir o Governo. Deputado da Iniciativa Liberal a Belém critica Marcelo.

Microempresas do turismo do Norte recebem mais apoios

A região norte do país foi a que recebeu mais dinheiro (15,3 milhões de euros, isto é, 29,3% do total) da linha de apoio à tesouraria criada para as microempresas do turismo. A Área Metropolitana de Lisboa ficou, por sua vez, com 25,4% do bolo total (13,3 milhões de euros), a região centro com 19,3% (10,3 milhões de euros) e o Algarve com 11,7% (6,1 milhões de euros). Até a momento já foram pagos 52,5 milhões de euros a empresas do setor em causa, indicam os dados do Turismo de Portugal. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

 

Seguros dos carros vão baixar por causa da pandemia

Algumas seguradoras estão a aumentar a bonificação na renovação dos seguros dos carros, reduzindo assim o prémio futuro. Outras estão a devolver já parte dos prémios deste ano. Em causa está a redução da sinistralidade na estrada, que pode ditar uma revisão em baixa dos prémios dos seguros automóvel, avança o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba de Oliveira. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugueses querem recolher obrigatório

O Conselho de Ministros tem reunião extraordinária marcada para este sábado, onde serão discutidas novas medidas de controlo da pandemia. Num contexto de aumento dos números diários de novas infeções, a maioria dos portugueses defende a implementação de um recolher obrigatório noturno, tal como já foi implementado noutros países da Europa. Em causa estão 81% dos inquiridos numa sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF. Metade dos inquiridos rejeitam um novo confinamento completo, como o de março e abril, sobretudo as pessoas com mais de 65 anos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Contam-se espingardas nos Açores. PS quer falar à “esquerda e à direita”

Nada está definido no quadro político da região autónoma dos Açores. Depois de o PS ter perdido a maioria absoluta, nas eleições deste fim de semana, há agora conversões intensas entre os partidos. O PSD já está a tentar criar uma geringonça alternativa ao Executivo de Vasco Cordeiro e o PS admite falar “à esquerda e à direita”. PS e PSD estão, assim, a disputar o apoio do CDS e do PAN também. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Candidato da Iniciativa Liberal a Belém critica “submissão” de Marcelo

O candidato da Iniciativa Liberal à Presidência da República, Tiago Mayan Rodrigues, critica o que considera ser uma “submissão” de Marcelo Rebelo de Sousa em relação ao primeiro-ministro, António Costa. ” Desde o início do seu mandato, tem tido uma atitude de colaboração e de submissão ao Governo. Penso que o faz por uma razão tática e narcisista de querer ser reeleito”, afirmou o candidato dos liberais. Afirma ainda que António Costa “gosta de ser autoritário” e oferece apoio jurídico contra restrições de circulação que considera serem ilegais: “Um Presidente tem de garantir que o Governo não está a meter a mão onde não deve”, diz. Leia a entrevista completa na Rádio Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Microempresas, seguros, confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião