Trabalhadores da Ford não querem regressar ao escritório no pós-pandemia

  • Trabalho
  • 29 Outubro 2020

Um inquérito realizado a 30.000 trabalhadores revelou que a maioria prefere a combinação entre o remoto e o presencial no pós-pandemia. A fabricante automóvel está a estudar a reocupação dos espaços.

Os trabalhadores da Ford não querem regressar aos escritórios a tempo integral depois da pandemia, revela um inquérito interno conduzido a 30.000 trabalhadores. De acordo com as respostas, a fabricante automóvel está a considerar um regresso híbrido, de combinação entre remoto e presencial, através de uma abordagem designada “hoteling”. Isto é, um sistema através do qual os trabalhadores podem reservar as secretárias ou estações de trabalho, avança a CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

Cerca de 70% dos trabalhadores da Ford confirmaram querer regressar aos escritórios em regime híbrido, por isso a empresa está a estudar a necessidade de regressar a tempo integral para os escritórios e a analisar densidade de ocupação destes espaços.

Jeniffer Koldstad, diretora de design da Ford, disse ainda à CNBC que é difícil prever a reação dos trabalhadores e a forma de estar no local de trabalho mesmo com uma vacina contra a Covid-19.

“Vão sentir-se confortáveis? Provavelmente sim, a partir de certa altura, mas existirão memórias sobre de que forma a proximidade ao outro poderia colocar-me em risco de ficar doente”, questiona a responsável. Numa conferência organizada pela CNBC, Jennifer realçou a importância da interação humana e defendeu que as transformações em empresas como a Ford são mais profundas do que apenas mover secretárias e repensar o espaço físico de trabalho.

“Estamos a falar de uma mudança de cultura e comportamento”, acrescentou Koldstad. A Ford emprega atualmente cerca de 200.000 pessoas a nível global.

Um pouco por todo o mundo, grandes empresas como a Google, o Facebook, o Twitter, a Uber e a Microsoft estão a repensar o regresso aos escritórios e já decidiram apostar no teletrabalho como regra, mesmo no cenário pós-pandemia. Mais recentemente, esta semana, a rede social Reddit decidiu autorizar o teletrabalho permanente para as funções que o permitam, considerando que é uma forma de atrair talento de topo, promover o envolvimento e a produtividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Ford não querem regressar ao escritório no pós-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião