PIB francês dispara 18,2%. Portugal é o quarto na Europa

Entre julho e setembro, o PIB da Zona Euro disparou 12,7% face ao trimestre anterior, depois do trambolhão registado no trimestre anterior.

O PIB da Zona Euro disparou 12,7%, entre julho e setembro, face ao trimestre anterior. É o salto em cadeia mais expressivo desde, pelo menos, 1995. De acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Eurostat, também a economia da União Europeia verificou níveis históricos de crescimento face ao período entre abril e junho, tendo recuperado 12,1%. Portugal superou às referidas médias, tendo registado uma subida em cadeia do PIB de 13,2%.

Comparado com o período homólogo, o PIB da área da moeda única recuou 4,3% e o do bloco comunitário caiu 3,9%. No segundo trimestre, tinham sido registados quebras históricas de 14,8% e 13,9%, respetivamente. Ou seja, entre julho e setembro, a economia europeia conseguiu recuperar parcialmente.

Entre os Estados-membros com dados já disponíveis para o terceiro trimestre, França destaca-se com um salto em cadeia de 18,2%. Segue-se Espanha, com um crescimento de 16,7% face ao segundo trimestre, e Itália, com uma melhoria de 16,1%.

Do outro lado da tabela, aparece a Lituânia, com um salto de 3,7% face ao período entre abril e junho, a República Checa, com um aumento de 6,2% e a Letónia, com uma subida de 6,6%.

Apesar de em cadeia todos os países terem verificado crescimentos das suas economias, em termos homólogos a variação manteve-se negativa, sem exceção.

Portugal confirma essa regra ao ter registado um salto de 13,2% em cadeia, mas um recuo de 5,8%, face ao mesmo trimestre de 2019. Por cá, essa evolução foi explicada, sobretudo, pelo reforço da procura interna — particularmente, consumo privado — resultante do desconfinamento do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB francês dispara 18,2%. Portugal é o quarto na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião