Vendas de carros caem 36,3% este ano. É dos piores registos da UE

ACAP alerta para quebra do mercado. Redução de 13% nas vendas em outubro acentua quebra no ano para 36,3% e OE não traz medidas de "estímulo à procura".

As vendas de carros voltaram a cair. Em outubro, encolheram 13% face ao mesmo mês do ano passado, elevando para 36,3% a quebra no acumulado do ano, o que coloca o país com uma das maiores quebra na União Europeia. A ACAP alerta para o impacto da crise pandémica no setor, criticando a ausência de medidas de estímulo à procura na proposta de Orçamento do Estado para 2021.

“Em outubro de 2020 foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 16.565 veículos automóveis, ou seja, menos 13% do que em igual mês do ano anterior”, diz a ACAP. Houve uma quebra de 12,6% nos ligeiros de passageiros e -5,1% nos ligeiros de mercadorias, enquanto os pesados encolheram 15%.

No período de janeiro a outubro de 2020, foram colocados em circulação 143.733 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 36,3%. “Portugal continua, assim, a ter uma das maiores quedas percentuais do mercado em toda a União Europeia“, diz a associação que representa as marcas de automóveis.

“Esta situação é, ainda, mais problemática porque a proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo não tem qualquer medida de estímulo à procura, no nosso setor, tal como já fizeram os governos espanhol, francês ou italiano”, diz a ACAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros caem 36,3% este ano. É dos piores registos da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião