Gás natural vai chegar de comboio ao norte do país e poupar 70% de emissões

  • ECO
  • 6 Novembro 2020

O transporte por modo ferroviário das cisternas de LNG da Galp permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 equivalente, que representam anualmente cerca de menos 520 toneladas de CO2.

A Galp e o operador logístico Medway anunciaram esta sexta-feira que chegaram a acordo para a concretização de uma parceria para o transporte integrado de Gás Natural Liquefeito (LNG). O contrato será assinado na próxima semana e prevê o transporte anual de 800 contentores, a partir de Sines, para as diversas Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG’s), que se encontram maioritariamente a norte da região do Douro. Para tal, a Medway adquiriu 14 contentores-cisterna específicos para o transporte de LNG.

Esta operação, que incluirá a utilização dos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões, será feita através de uma solução intermodal, utilizando transporte ferroviário e rodoviário.

“Este acordo é uma motivação para o país continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte”, destaca Carlos Vasconcelos, Administrador da Medway, acrecentando: “O gás natural liquefeito é um potencial combustível de transição, por isso, damos assim mais um passo rumo a uma indústria de carbono zero”.

O transporte por modo ferroviário das cisternas de LNG da Galp permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 equivalente, que representam anualmente cerca de menos 520 toneladas de CO2 equivalente face ao mesmo transporte por modo rodoviário. O primeiro transporte de gás natural da Galp pela Medway irá ocorrer já em novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural vai chegar de comboio ao norte do país e poupar 70% de emissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião