“Não pensamos prorrogar as moratórias bancárias” além de setembro de 2021, diz ministro

  • Lusa
  • 6 Novembro 2020

Regime das moratórias termina em setembro de 2021 e o ministro da Economia diz que não pensa num prolongamento da medida. Siza Vieira adianta que surgirão "soluções sistémicas" para transição.

O ministro da Economia afirmou que não está previsto prolongar as moratórias bancárias e que durante o primeiro semestre de 2021 deverão existir “soluções sistémicas” para reforçar os capitais próprios das empresas.

Pedro Siza Vieira falava na audição conjunta das comissões de Orçamento e Finanças e Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Não pensamos prorrogar as moratórias bancárias“, afirmou o ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, em resposta a uma questão sobre o assunto do deputado do CDS-PP João Gonçalves Pereira.

Pensamos que durante o primeiro semestre do próximo ano, à medida que conhecemos a situação das empresas com o fecho de contas, devemos ter soluções sistémicas para reforçar os capitais próprios das empresas e também para começar a lidar com os problemas de reestruturação e de liquidação”, acrescentou.

Em 24 de setembro, o Conselho de Ministros decidiu prolongar por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito às famílias e empresas que terminava em 31 de março.

As moratórias bancárias, que suspendem o pagamento das prestações dos empréstimos bancários (capital e/ou juros), já tinham sido alargadas pelo Governo até 31 de março de 2021, que depois prorrogou por mais seis meses.

Desde abril que milhares de clientes não estão a pagar os créditos aos bancos, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos empréstimos, criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não pensamos prorrogar as moratórias bancárias” além de setembro de 2021, diz ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião