Iberdrola apresenta plano para investir 75 mil milhões de euros até 2025

  • Lusa
  • 6 Novembro 2020

A empresa, que também está presente em Portugal, pretende “antecipar e aproveitar as oportunidades da revolução energética com que se defrontam as principais economias do mundo”.

A energética espanhola Iberdrola lançou um plano de investimento de 75.000 milhões de euros até 2025, dos quais 90% na própria empresa, sendo os Estados Unidos e a Espanha os países que mais vão beneficiar.

A empresa, que também está presente em Portugal, pretende “antecipar e aproveitar as oportunidades da revolução energética com que se defrontam as principais economias do mundo”.

Na apresentação do seu Plano 2020-2025, a Iberdrola indicou que do investimento total previsto de 75.000 milhões de euros, cerca de 90%, ou 68.000 milhões de euros, será “orgânico” (realizado na própria empresa) e pretende a consolidação do modelo de negócio baseado em “mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e soluções mais inteligentes para os seus clientes”.

O restante, 7.000 milhões de euros, corresponde à recentemente anunciada aquisição da empresa norte-americana PNM Resources.

O grupo espera obter uma margem bruta de exploração (EBITDA) de 15.000 milhões de euros até 2025, o que significa um acréscimo de 5.000 milhões de euros face a 2019, registando um crescimento médio anual acumulado de 7%.

A Iberdrola acredita que poderá gerar lucros que chegariam aos 5.000 milhões de euros em 2025, depois de um crescimento anual durante o período do plano entre 6% e 7%.

O plano de investimentos será dirigido “principalmente às energias renováveis” e está focado em “países com ambições climáticas e classificação A”: cerca de 14.300 milhões serão destinados à Espanha e, por sua vez, os Estados Unidos e o Reino Unidos terão 34.000 milhões.

A Iberdrola avança que os investimentos em renováveis permitirão à empresa atingir 60 gigawatts (GW) em 2025, após ter alcançado 44 GW de capacidade instalada em 2022.

O grupo espanhol também pretende crescer na área da energia solar fotovoltaica, com uma previsão de 16 GW instalados no final do período e “reforçar a sua liderança” na energia eólica e hidroelétrica ‘onshore’, com 26 GW e 14 GW instalados em 2025, respetivamente.

A Iberdrola assegura que as redes continuam a ser consideradas pelo grupo como “um fator chave na eletrificação da economia e dinamização dos territórios”.

A empresa vai dedicar 40% dos seus investimentos orgânicos a redes – mais de 27.000 milhões -, o que colocará a base de ativos regulados do grupo em 4.000 milhões de euros em 2025.

No final de 2025, a empresa prevê alcançar 60 milhões de contratos com clientes em todo o mundo (42 milhões no final de 2019), aos quais promete oferecer “soluções inteligentes e inovadoras na área residencial”.

Durante a conferência com analistas, o presidente da Iberdrola, Sánchez Galán referiu-se à crise desencadeada pelo coronavírus, “sem precedentes no mundo”, e disse que só se vai sair dela com mais investimento e apoio para aqueles que ficaram numa situação pior.

Segundo números dados pela empresa, o grupo Iberdrola fornece energia para aproximadamente 100 milhões de pessoas em vários países, como Espanha, Reino Unido (ScottishPower), Estados Unidos (AVANGRID), Brasil (Neoenergia), México, Alemanha, Portugal, Itália ou França.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola apresenta plano para investir 75 mil milhões de euros até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião