Tier capta 212 milhões em ronda de financiamento liderada pelo SoftBank. Participação da Indico multiplica de valor

Líder europeu em micro-mobilidade fechou ronda de financiamento Série C liderada pelo SoftBank Vision Fund 2i, o maior investidor tech a nível mundial.

A Tier, líder europeia em micro-mobilidade, fechou uma ronda de financiamento de 212 milhões de euros em Série C, anunciou a startup em comunicado. Na ronda de investimento, liderada pelo SoftBank Vision Fund 2i, o maior investidor em tecnologia à escala global, participaram ainda o braço de investimento financeiro da Mubadala Investment Company, do fundo soberano do Abu Dhabi Mubadala Capital, a Northzone, Goodwater Capital, White Star Capital, Novator e a RTP Global.

A ronda de financiamento surge 13 meses meses depois da anterior, no valor de 55 milhões de euros e na qual a portuguesa Indico reforçou investimento, e vai servir para a empresa consolidar a posição de liderança no seu mercado, na Europa, acelerar a sua expansão em mercados de crescimento estratégico e acelerar a sua Rede de Energia TIER, “que verá milhares de estações de carregamento instaladas em cidades por toda a Europa para alimentar veículos elétricos da forma mais eficiente e sustentável“.

Fundada em 2018, a Tier conta com 60.000 scooters em 80 cidades de 10 países diferentes. Com sede em Berlim, a empresa já apresenta resultados positivos e quer usar a ronda de financiamento para acelerar “a mobilidade para um mundo melhor”.

“Depois de alcançar lucros com as nossas e-scooters, criámos as bases para liderar o caminho para uma mobilidade contínua e sustentável. A nossa visão é uma forma completamente nova de como iremos mover-nos nas cidades no futuro: de forma elétrica, compartida e acessível, e com diferentes veículos alimentados por uma rede de energia sustentável. Junto com os governo municipais e nacionais, construiremos as melhores soluções para garantir um movimento seguro, altamente eficiente e sustentável de A para B”, assinala Lawrence Leuschner, CEO e cofundador da TIER, citado em comunicado.

“A Indico, que investiu originalmente no estágio inicial da TIer, viu a sua participação aumentar de valor múltiplas vezes“, adianta ainda o comunicado, sem especificar. “Estamos muito satisfeitos por ver a Tier a liderar o mercado europeu de micro mobilidade e com esta com esta ronda de investimento liderada pelo maior investidor mundial de venture capital, a SoftBank. Acreditamos no papel da micromobilidade num ambiente urbano para que este seja mais sustentável. A Tier está portanto totalmente alinhada com o nosso compromisso para com os Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas”, sublinha Stephan Morais, presidente da Indico Capital Partners, assinalando que “a Indico já tinha investido o seu máximo de cinco milhões por empresa e continua a ser investidora. Vendeu uma pequena participação e recuperou mais do que o capital investido, podendo assim começar a remunerar os seus investidores menos de dois anos depois de ter iniciado o fundo“.

Para Yanni Pipilis, sócio-gerente da SoftBank Investment Advisers, “a micro mobilidade preenche uma grande lacuna deixada pelo uso massivo do carro urbano tradicional e apresenta uma alternativa viável aos sistemas de trânsito atuais. A Tier tem um histórico comprovado no estabelecimento de parcerias de longa data com cidades e órgãos reguladores, combinado com uma abordagem baseada em tecnologia para desenvolver propostas de clientes líderes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tier capta 212 milhões em ronda de financiamento liderada pelo SoftBank. Participação da Indico multiplica de valor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião