PCP propõe medidas fiscais e reúne-se esta semana com o Governo

  • Lusa
  • 11 Novembro 2020

No total, a bancada comunista entregou 154 propostas, 32 das quais durante o dia de hoje. O prazo limite para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento termina na sexta-feira.

O PCP apresentou mais 32 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), centradas em questões fiscais, e espera discutir ainda esta semana com o Governo as mais de 150 já entregues, foi anunciado esta quarta-feira.

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, afirmou, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, que os comunistas discutiram, algumas delas ao pormenor, as propostas que entregaram, embora não tenham tido acolhimento por parte do executivo.

No caso das questões fiscais de “tributação de lucros e rendimentos de capital” foram objeto de discussão com “algum detalhe” e “não foram consideradas” pelo executivo no OE2021. “Nós não desistimos, esperamos fazer esta discussão com o Governo ainda esta semana. Não apenas destas propostas, mas as restantes”, afirmou.

Do lado da receita, o PCP propõe, por exemplo, “o englobamento obrigatório de todos os rendimentos a partir de 100 mil euros” no IRS. E ainda a eliminação de vários benefícios fiscais “ao grande capital e às atividades especulativas” e a “taxação das transferências para os ‘paraísos fiscais’ feitas por grupos económicos, como o Pingo Doce ou a Jerónimo Martins”.

É ainda proposto um escalão intermédio na derrama estadual de forma a “taxar os lucros entre 20 e 35 milhões de euros com uma taxa de 9%”, a par do “resgate das Parcerias Público-Privadas, que custam mais de mil milhões de euros todos os anos”.

Os comunistas criticaram a opção do Governo do PS de, num cenário de combate à crise causada pela pandemia de covid-19, reduzir o défice já em 2020, dado que, dessa maneira, “o país prescinde de utilizar cerca de seis mil milhões de euros”.

“Temos feito essa denúncia, mas o Governo persiste, mesmo quando não está obrigado, em limitar a despesa social, em conter o investimento público, em impedir o reforço dos serviços públicos essenciais”, como na saúde, afirmou o deputado. Em alternativa, defendeu que a “sustentabilidade das contas do Estado deve fazer-se por via da recuperação económica, do investimento económico” e com a obtenção de receitas em áreas “não sujeitas à justa tributação”.

Os comunistas apresentaram propostas como pôr fim às limitações no acesso às medidas de apoio às micro, pequenas e médias empresas e aos sócios-gerentes.

No total, a bancada comunista entregou 154 propostas, 32 das quais durante o dia de hoje. O prazo limite para a apresentação de propostas de alteração ao Orçamento termina na sexta-feira. A votação final global está prevista para 26 de novembro, na Assembleia da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP propõe medidas fiscais e reúne-se esta semana com o Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião