Segurança Social vai ter mais 350 trabalhadores por causa da Covid-19

Os socialistas propõem que sejam recrutados 350 novos trabalhadores para a Segurança Social. A pandemia tornou "mais premente" reforço dos recursos humanos, diz o PS.

Os socialistas querem que, no próximo ano, entrem 350 novos trabalhadores para a Segurança Social. Numa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 entregue na Assembleia da República, o PS sugere que sejam recrutados 250 trabalhadores para a carreira de assistente técnico e 100 para a carreira de técnico superior. Em ambos os casos, está em causa a constituição de vínculos de emprego público por tempo indeterminado, ou seja, estes trabalhadores entrarão para os quadros do Estado.

“Ao abrigo do procedimento concurso aberto em 2018, o Instituto da Segurança Social, I.P. recruta um total de 250 trabalhadores para a carreira de assistente técnico e de 100 trabalhadores para a carreira de técnico superior, durante o ano de 2021, para a constituição de vínculos de emprego público por tempo indeterminado, ficando aquele Instituto autorizado a recorrer às respetivas reservas de recrutamento, até perfazer aqueles números”, propõe o PS, no documento apresentado no Parlamento.

Com esta proposta, o grupo parlamentar liderado por Ana Catarina Mendes pretende reforçar os recursos humanos da Segurança Social, necessidade que se tornou mais urgente com a crise pandémica. “Neste contexto de pandemia, torna-se ainda mais premente o reforço destes recursos humanos, de forma a garantir uma resposta robusta e permanente”, sublinham os socialistas.

O Executivo de António Costa tem elogiado os esforços dos recursos humanos da Segurança Social na colocação em prática das várias medidas extraordinárias lançadas em resposta ao impacto da pandemia no tecido empresarial e no mercado laboral, como o lay-off simplificado e o apoio à redução da atividade.

Ainda assim, para fazer face às exigências acrescidas resultantes da crise pandémica, a Segurança Social foi reforçada, ao longo de 2020, com funcionários de outros serviços, de modo a aliviar a pressão sobre os meios.

O Governo tem lembrado, além disso, que uma vez a Segurança Social foi descapitalizada entre 2012 e 2015, a aposta nos recursos humanos tem sido uma prioridade deste Executivo. No ano passado, por exemplo, foi possível recuperar 900 trabalhadores para a Segurança Social, indicou o Ministério do Trabalho, em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social vai ter mais 350 trabalhadores por causa da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião