Google Pay chega a Portugal, mas só nos bancos digitais

O serviço de pagamentos Google Pay passou a estar disponível em Portugal, mas não de forma generalizada. Surge como uma funcionalidade nova nos bancos digitais como Revolut e N26.

O serviço de pagamentos Google Pay passou a estar disponível esta terça-feira em Portugal para os clientes das aplicações de finanças pessoais Bunq, Curve, Monese, N26, Revolut, Transferwise e Viva Wallet. A novidade foi comunicada pela multinacional, que ressalva, no entanto, que tal ainda não significa o lançamento total do Google Pay no país.

O Google Pay é um serviço de pagamentos alternativo, semelhante ao Apple Pay dos iPhones, mas mais focado nos utilizadores do sistema operativo Android. Permite fazer pagamentos contactless nas lojas, bastando para isso aproximar o telemóvel dos terminais de pagamentos que suportem esse tipo de tecnologia, mas também permite fazer pagamentos de compras na internet nos comerciantes que o aceitem.

O Google Pay permite fazer pagamentos com o telemóvel, mesmo nas lojas físicas.Mastercard

A funcionalidade surge, assim, disponível nas próprias aplicações dos bancos digitais já mencionados. “Para adicionar um cartão ao Google Pay, os utilizadores podem aceder à aplicação do seu banco e clicar em ‘Adicionar ao Google Pay’. Assim que o processo de integração estiver concluído, os utilizadores podem começar imediatamente a fazer pagamentos”, explica a Google num comunicado.

“Isto significa que, embora a aplicação Google Pay não esteja disponível em Portugal, os clientes desses bancos vão poder usar o Google Pay online e em quaisquer lojas onde os pagamentos com tecnologia contactless com Visa e Mastercard sejam aceites”, esclarece também a empresa.

Segundo a Google, a tecnologia tem “a segurança” como “elemento essencial”. A empresa pretende que o Google Pay “ajude as pessoas a navegar por este período turbulento”, em que os pagamentos sem contacto têm ganhado expressão como forma de mitigar o risco de contágio pelo toque em superfícies potencialmente contaminadas com o novo coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Pay chega a Portugal, mas só nos bancos digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião