Nas notícias lá fora: Trump, fusão BBVA-Sabadell e 5G

  • ECO
  • 18 Novembro 2020

Trump despediu oficial que o desmentiu sobre fraude eleitoral. Ericsson critica decisão sueca de banir a Huawei do 5G do país. Fusão entre BBVA e Sabadell deverá levar à saída de 5.000 trabalhadores.

Trump despediu o diretor do departamento de cibersegurança que afirmou que as eleições foram seguras. O CEO da Ericsson criticou a decisão da Suécia de banir a chinesa Huawei das suas redes de telecomunicações 5G. Com a fusão entre o BBVA e Sabadell, poderão estar em causa mais de 5.000 postos de trabalho e 1.300 balcões. Ainda em Espanha, a retalhista Mercadona vai investir mil milhões nos centros de logística.

Bloomberg

Trump despede diretor da agência que garantiu que as eleições foram seguras

O Presidente dos EUA despediu o diretor do departamento de cibersegurança norte-americano que o desmentiu publicamente em relação a alegadas fraudes eleitorais. Christopher Krebs, antigo executivo da Microsoft, tornou-se diretor da Cybersecurity and Infrastructure Security Agency em 2018. Esta agência declarou que as eleições do dia 3 de novembro “foram as mais seguras da história da América”. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

CEO da Ericsson critica proibição da Huawei no 5G da Suécia

O presidente executivo da Ericsson criticou a decisão da Suécia de banir a chinesa Huawei das suas redes de telecomunicações 5G, argumentando que tal medida vai restringir a livre concorrência e comércio e provocará atrasos na implementação da nova tecnologia. “É importante que este tipo de decisões sejam revistas”, disse o sueco Borje Ekholm. “Na Ericsson e na Suécia, baseamo-nos no livre comércio. Baseamo-nos na oportunidade de negociar livremente. Da minha perspetiva, é importante termos mercados abertos e livre concorrência”, frisou o CEO da Ericsson. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

El País

Fusão entre BBVA e Sabadell poderá levar à saída de 5.000 trabalhadores

Avançam a bom ritmo as negociações para a compra do Sabadell por parte do BBVA. “O resultado poderá ser visto nas próximas semanas”, disse Jaime Guardiola, conselheiro delegado do grupo catalão. A operação deverá promover um corte nos gastos como principal fator para recuperar a rentabilidade. Por outro lado, a digitalização do setor está a acelerar a redução da presença física. Neste contexto, os analistas esperam que venham a sair do novo banco mais de 5.000 trabalhadores, cerca de 11% dos quadros, e que sejam encerrados 1.300 balcões. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol)

El Economista

Mercadona vai investir mil milhões nos centros de logística

A Mercadona pretende reforçar a rede logística a que recorre para apoiar a operação das lojas de venda a retalho. Vai avançar com um plano de mil milhões de euros para criar novos centros, bem como ampliar alguns dos já existentes. A empresa espanhola conta com 14 centros logísticos em Espanha e Portugal. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Reuters

FDA dá “luz verde” a teste Covid para fazer em casa

A Food and Drug Administration (FDA), responsável pela aprovação de tratamentos médicos nos EUA, deu “luz verde” a um kit que vai permitir que qualquer pessoa possa fazer o teste em casa. Este kit descartável, que só poderá ser utilizado por pessoas com 14 ou mais anos, permite fazer a análise ao novo coronavírus, sendo apresentado o resultado positivo ou negativo ao final de 30 minutos. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Trump, fusão BBVA-Sabadell e 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião