BCP sobe quase 10% e dá ganhos à bolsa de Lisboa
A bolsa nacional encerrou a sessão desta quarta-feira com uma valorização superior a 1%, acompanhando as subidas da Europa. O setor da banca esteve em destaque com o BCP a subir quase 10%.
O PSI-20 valorizou 1,19% para os 4.417,72 pontos, após uma queda de 1,37% na sessão anterior. A beneficiar a negociação bolsista na Europa esteve a notícia de que a vacina da Pfizer/BioNTech registou uma eficácia de 95% nos resultados finais, o que levará a empresa a pedir a aprovação dos reguladores nos próximos dias.
A maior subida da sessão lisboeta foi registada pelo BCP, cujas ações subiram 9,87% para os 11,35 cêntimos, caminhando para mais uma semana de ganhos acima de 10% após ter subido mais de 30% na semana passada. A cotada está a recuperar das fortes quedas que registou nas semanas anteriores, negociando em máximos de junho deste ano. Ou seja, ainda assim permanece abaixo do nível pré-pandemia.
A subida desta quarta-feira do BCP surge no dia em que o CaixaBank/BPI divulgou uma nota de research em que recomenda a compra de ações do banco. Os analistas antecipam que os lucros do BCP continuarão a ser pressionados, mas consideram que a ação está a negociar com “desconto” face aos pares europeus.
No entanto, com apenas quatro cotadas em terreno negativo, o BCP não foi a única cotada a puxar pelo índice nacional. A Semapa valorizou 3,45% para os 8,09 euros, a Mota Engil subiu 2,92% para os 1,4 euros — após ter ganho um novo contrato — e a Pharol somou 2,85% para os 10,84 cêntimos.
Contra a maré esteve a Ibersol, com uma queda de 1,34%, para 4,43 euros, e a REN, com uma desvalorização de 1,32%, para os 2,23 euros. A Galp e a Sonae também desvalorizaram, mas a queda foi curta. No caso da petrolífera, a negociação tem sido particularmente volátil, tendo afundado no início da pandemia por causa da queda do petróleo e recuperado parcialmente com as boas notícias das vacinas.
Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, subiu 0,44% para os 390,52 pontos, tendo beneficiado também da renovada esperança relativamente a uma vacina contra o novo coronavírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP sobe quase 10% e dá ganhos à bolsa de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}