Hoje nas notícias: prémios da saúde, preços do imobiliário e retoma nas empresas

  • ECO
  • 24 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pandemia continua a marcar a atualidade nacional. O tecido empresarial espera que o próximo ano possa trazer uma recuperação do negócio para as empresas, ainda que abaixo dos níveis registados antes da pandemia. Ao mesmo tempo, sindicatos e médicos consideram que o prémio atribuído aos profissionais do Serviço Nacional da Saúde só vai abranguer quem trabalhou de 19 de março a 2 de maio. A marcar o dia está ainda a notícia de que a agência Moody’s antecipa que os preços das casas deverão registar uma queda em torno dos 2% em 2021, nos países do sul da Europa, fortemente dependentes do turismo.

Prémios na saúde abrangem só quem trabalhou na primeira vaga

O prémio aos profissionais do Serviço Nacional da Saúde que estiveram na linha da frente do combate à Covid-19 e que foi aprovado por unanimidade na discussão do Orçamento Suplementar deveria ter sido regulamentado até 24 de Agosto, mas só no último sábado foi aprovado em Conselho de Ministros. Contudo, sindicatos e médicos defendem que esta atribuição vai criar desigualdades e o número abrangido é reduzido. “Só vão receber o prémio quem daqueles 45 dias [de 19 de março a 2 de maio] esteve, pelo menos, 30 dias a trabalhar de forma directa com doentes com Covid-19 infectados ou suspeitos em enfermarias, cuidados intensivos e áreas dedicadas a testes à Covid-19, profissionais de saúde pública e do INEM envolvidos no transporte de Covid”, assegura Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Empresas esperam recuperação em 2021 mas ainda aquém dos níveis pré-Covid

O próximo ano deverá trazer uma recuperação do negócio para as empresas, mas ainda aquém dos níveis registados antes da pandemia. É o caso da Infraestruturas de Portugal. “Projeta-se para 2021 uma significativa recuperação da receita, (…) sendo que apenas se espera atingir os níveis pré-covid no ano de 2022”, disse fonte oficial da empresa. A Cimpor também aponta no mesmo sentido, estando na expectativa de que os programas de recuperação “se façam sentir de modo mais acentuado em 2022”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Fabricante da Louis Vuitton investe em Santa Maria da Feira

A Atepeli – Ateliers de Portugal investiu numa nova unidade de produção de componentes de calçado em São João de Ver, Santa Maria da Feira. O objetivo passa por chegar aos 100 funcionários numa primeira fase, número que deverá duplicar. A empresa já tem fábricas em Ponte de Lima, Lousada e Penafiel. Há várias referências na internet à Louis Vuitton em notícias publicadas sobre a expansão da Atepeli em Portugal, mas a autarquia recusou dar pormenores do investimento. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Moody’s prevê descida de 2% nos preços das casas em 2021

Os preços das casas deverão registar uma queda em torno dos 2% em 2021 nos países do sul da Europa com maior dependência do turismo, como Portugal, antecipa a agência Moody’s. A tendência será registada não só em Portugal, mas também em Espanha, Itália e França, sendo que o Reino Unido observará a quebra mais pronunciada. Os analistas não esperam que a redução dos preços das casas e a menor capacidade das famílias de suportarem o crédito por conta da crise venha a deixar os bancos em dificuldades. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Incentivos no Interior atraem cinco candidatos por dia

O Governo arrancou este ano com um programa de apoio ao interior. Neste contexto, quem se mudar para esta zona do país recebe um apoio financeiro direto de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar, no máximo de 1.316 euros. Para além disso, é também comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros. Estes incentivos estão já a atrair cinco candidatos por dia, revela Filipa Figueiredo, investigadora. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: prémios da saúde, preços do imobiliário e retoma nas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião