Concorrência acusa Continente, Pingo Doce e Auchan de concertarem preços de bebidas alcoólicas

Cadeias de supermercados utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Active Brands, que integra a marca Licor Beirão, para alinharem os preços de venda ao público.

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Modelo Continente, o Pingo Doce, a Auchan e o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands, que detém as marcas Licor Beirão e Porto Velhotes, de concertarem os preços praticados ao consumidor nos supermercados.

“Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as cadeias de supermercados utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Active Brands (que integra o grupo económico Gestvinus/João Portugal Ramos) para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores”, explica a Autoridade da Concorrência, em comunicado.

Segundo a AdC esta é uma prática que prejudica os consumidores, privando-os da opção de escolha pelo preço dos produtos que compram na grande distribuição. “A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de uma prática de hub-and-spoke em que as cadeias de distribuição recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista”.

Esta acusação integra o terceiro conjunto de casos de hub-and-spoke investigados em Portugal. Em junho deste ano, a AdC acusou da mesma prática três grupos da distribuição alimentar e um fornecedor de bolos e pães embalados e um mês depois emitiu uma nova acusação contra seis cadeias de supermercado e dois fornecedores de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Em março de 2019, a AdC tinha já acusado de igual prática seis grandes grupos de distribuição alimentar e três fornecedores de bebidas. A AdC tem atualmente em curso mais de dez investigações no setor da grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça. O setor alimentar representa uma prioridade para AdC pelo peso que representa nos orçamentos das famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concorrência acusa Continente, Pingo Doce e Auchan de concertarem preços de bebidas alcoólicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião